Na próxima quarta e quinta-feira, 14 e 15 de maio, acontece a 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+. Com o tema “Em defesa dos direitos, da cidadania e das políticas públicas: construindo uma Poções inclusiva”, o evento será realizado nos no Teatro Luzia Ferreira, localizado no Colégio Estadual de Tempo Integral Roberto Santos.
A conferência busca construir um espaço de diálogo entre o poder público e a população, para construir políticas públicas, assegurar direitos e combater a discriminação. O evento é organizado pelo Conselho municipal de Diversidade de Gênero de Poções (CMDSGP), juntamente com a Secretária Municipal de Assistência Social, com o apoio dos coletivos Nós da Diversidade e Mães da Resistência, principais organizações da sociedade civil, sobre direitos da população LGBTQIAPN+ presentes na cidade, além da Prefeitura Municipal e das secretarias de Saúde e Educação.
Programação
No dia 14 de maio, o evento tem início a partir das 18h, com apresentações culturais. Na sequência, está prevista a mesa de abertura composta por sete pessoas, sendo: um representante do CMDSGP, três representantes do poder público e três representantes da sociedade civil.
Às 20h20, acontece a palestra “Em defesa dos Direitos, da Cidadania e das Políticas Públicas: Construindo uma Poções Inclusiva”, conduzida por Jorge Renan Dias, mestrando em Direito Público pela UFAL, analista e assessor judiciário do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. Posteriormente, às 21h20, será feita a primeira abertura para debate da conferência.
No dia 15 de Maio, as atividades terão início, a partir das 7h30, com apresentações culturais. A leitura e aprovação do regimento da 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+ está prevista para às 8h. Às 9h ocorrerá a abertura dos grupos de trabalho, apresentando e iniciando as discussões referentes aos eixos temáticos.
Já às 9h30 há uma pausa para alimentação, com retomada às 10h para apresentação das propostas dos GTs na plenária final. Às 11h, serão votados e eleitos os delegados, que representarão Poções na Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+. O encerramento do evento está previsto para às 11h30.
Momento de se posicionar
Os grupos de trabalho oportunizam debates e conhecimentos acerca dos direitos LGBTQIAPN+. Ao todo, a conferência contará com quatro eixos:
1 – “Educação e Inclusão: como garantir uma escola sem LGBTfobia”, conduzido por Jéssica Oliveira, produtora cultural, pedagoga, especialista em Neurociência Educacional, secretária dos Direitos Humanos do coletivo Nós da Diversidade e integrante da diretoria do CMDSGP.
2 – “Saúde LGBTQIAPN+: acesso, atendimento humanizado e Políticas de prevenção”, conduzido por Iann Lago, Farmacêutico clínico, atuante na Divisão de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna–BA.
3 – “Segurança e Direitos Humanos: enfrentamento à violência contra a população LGBTQIAPN+”, conduzido por Jorge Renan Dias, analista e assessor judiciário do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.
4 – “Empregabilidade e Mercado de Trabalho: oportunidades e desafios para pessoas LGBTQIAPN+”, conduzido por Juarez Santos de Oliveira, graduado em Ciências Sociais e Assistente social da Secretaria Municipal de Assistência Social de Poções.