Sobre

O Site Coreto é um veículo de jornalismo hiperlocal, que realiza cobertura da cidade de Poções e sua microrregião, apontadas pelo Atlas da Notícia (2021) como quase-desertos e desertos de notícia.

A proposta surgiu em 2018, a partir da preocupação das jornalistas Leila Costa e Raquel Rocha, quando ainda eram estudantes de jornalismo, e precisavam lidar com a realidade da falta de uma cobertura jornalística ética em suas cidades de origem.

Em nossos valores, acreditamos que o jornalismo é o principal mediador do debate público sendo indispensável para a manutenção da democracia. Nesse sentido, o Coreto busca a inovação, no que se refere a um jornalismo analítico e com informação apurada, pautado pela ética, fio condutor do exercício jornalístico, comprometido com a verdade e com a transparência para com o público.

Nossa missão é oferecer conteúdos jornalísticos detalhados a partir das práticas de exame da notícia, baseados na diversidade de fontes, pesquisa e análise de dados que fundamentam a composição de reportagens descentralizadas, produzidas em diversos formatos, a partir da práxis colaborativa.

Nossa linha editorial é voltada para a democratização da informação e foi estabelecida para dar voz à cidade, assumindo um compromisso social com os direitos humanos, com a diversidade, e com a ética do exercício jornalístico, abstendo-se de qualquer vínculo político/partidário.

Considerando a valorização do regional/local e a sua identificação com a audiência, o conceito nordestino é o meio pelo qual propomos esse reconhecimento, através do nome do site e de suas editorias.

O nome Coreto faz referência ao monumento presente no Jardim dos Pássaros, no centro da cidade de Poções-Ba. A construção foi erguida em 1949 e, desde então, é utilizada para apresentações, encontros e ensaios de grupos de dança, sendo um monumento popular e simbólico para o município e sua microrregião. O nosso slogan “Ecoamos a voz da cidade” surge da caracterização musical rica do Nordeste. Ecoamos, através da informação, o som da voz da nossa cidade nordestina, e é ressaltando essa regionalidade que definimos os nomes de nossas editorias, pensadas a partir de expressões nordestinas que representam diferentes segmentos.