2º Torneio de Pesca no Rio São José acontece no domingo (11/08)

Por Nataly Leoni
Publicado em 07/08/2024

No próximo domingo (11/08), o bairro do Açude sediará o 2º Torneio de Pesca no Rio São José, mais conhecido como Açude. Promovido pela Associação Açudense Social de Esportes e Cultura (AASEC), o evento reúne pescadores locais e visitantes em uma competição que celebra um costume muito presente na comunidade, a pesca. 

O torneio de pesca surgiu com o objetivo de voltar a atenção da população e do poder público para as várias possibilidades de lazer que o Rio São José pode proporcionar a curto e longo prazo. Foi a partir de conversas com os moradores das proximidades, que os integrantes da associação viram na pesca esportiva uma forma de fazer com que algo já adotado pela comunidade do Açude, se tornasse uma prática mais popular na cidade. 

A pesca esportiva, também conhecida como pesca recreativa, é uma prática que envolve a captura de peixes principalmente por prazer ou competição. A atividade consiste em pescar, medir e fotografar os peixes antes de soltá-los novamente na água. Graciela Sampaio, atual presidente da AASEC e moradora do bairro Açude, afirma que o costume de pescar sempre esteve presente na comunidade, seja por esporte, subsistência ou comércio. “É um rio que mata a fome de muita gente, muita gente também pesca para vender o peixe”.   

A segunda edição do torneio conta novamente com o apoio dos Caiaqueiros e Pescadores Sem Fronteiras, grupos de pescadores da cidade. Marcio Eduardo dos Santos, conhecido como Eduardo Pescador, integrante dos dois grupos, conta que os Pescadores Sem Fronteiras estão cheios de expectativas em relação à participação no torneio. 

Pescadores Sem Fronteiras- Foto: reprodução

“Esperamos que as autoridades enxerguem o potencial que nossa cidade tem, uma riqueza como essa, que é o Açude dentro da cidade, tem tudo pra ser o cartão postal de Poções, uma área de lazer que iria atrair muitos turistas”, conta Eduardo Pescador. O grupo Pescadores sem Fronteiras já existe a cerca de 20 anos, e leva esse nome, pois viajam a diferentes lugares para participar de campeonatos e torneios. Porém, até o ano passado, ainda não tinham tido a oportunidade de competir em um torneio na cidade. 

Graciela Sampaio acredita que, este ano, o torneio de pesca ultrapasse a marca de 100 pescadores, entre grupos locais e de outras cidades.

A jornada de revitalização do Açude 

Há menos de um ano, o Site Coreto fez uma reportagem a respeito da movimentação da AASEC e dos próprios moradores do bairro Açude para revitalizar a área do  entorno do rio e transformá-la  em um ponto de lazer na cidade. Desde a realização do primeiro torneio de pesca no rio até o momento, a movimentação para mudança permanece. 

Apesar do esforço contínuo, o progresso da revitalização enfrenta vários desafios. Embora a ideia de transformar a área em um ponto de lazer e esporte tenha sido bem recebida pelo poder público, a ausência de um plano claro e de apoio efetivo tem sido um obstáculo. “O primeiro passo tem que ser dado”, afirma Graciela Sampaio.

“Recebemos propostas de ‘vamos colocar no projeto de governo A, projeto de governo B’, sim, mas e a aplicação do projeto de governo?”, diz a presidente da AASEC. Segundo Graciela Sampaio, para que a área se transforme verdadeiramente em um ponto de lazer e esporte, é necessário que o poder público abrace a causa e trabalhe em conjunto com a comunidade para solucionar as questões pendentes e dar os passos necessários para a realização do projeto.

A presidente da associação afirma ainda que há uma promessa para a colocação de placas na área. Até agora, foi colocado um aviso proibindo o descarte de lixo no local.

Foto de Capa: reprodução

Relacionados

Jovens de Poções são destaques no concurso Miss CNB 2024

4° edição do CERS na Praça homenageia a regionalidade poçoense 

Concurso Nacional Unificado acontece neste domingo 

Pular para o conteúdo