4° edição do CERS na Praça homenageia a regionalidade poçoense 

Por Raquel Soreira
Publicado em 27/08/2024

Nos dias 28 e 29 de agosto, acontece a 4ª edição do CERS na Praça, evento idealizado pelo Colégio Estadual de Tempo Integral Roberto Santos – CERS. Nesta edição, o tema abordado pela atividade é Poções: da mata à caatinga – arte, ciência e cultura. A atividade acontece na Praça da Juventude, no centro da cidade.  

O evento é uma oportunidade para os estudantes levarem à comunidade os trabalhos produzidos e também um incentivo para pesquisa, exploração do conhecimento e potencialização do estimulo à educação.

O professor de Língua Portuguesa do colégio, Bruno Pacheco, salienta que um dos objetivos da ação é tornar o estudante protagonista e proporcioná-los conhecimentos extracurriculares. “A importância do evento também se dá pela aprendizagem de tornar o discente um pesquisador, ou seja, ir à campo colher informações sobre o tema e, a partir da pesquisa, realizar um estudo para apresentar um produto final.”

O tema da quarta edição é uma homenagem à história do município, bem como um chamamento para a pesquisa e a importância da valorização das características naturais, históricas e culturais que compõem a região. “O intuito do CERS na Praça é reverberar sobre Poções, da mata à caatinga, trazendo à luz todas características e peculiaridades da nossa cidade” , salienta o professor. 

A escolha da temática como um guia para as elaborações das outras atividades do projeto aconteceu durante a Jornada Pedagógica de 2024. De acordo com o professor Bruno Pacheco, os professores priorizam alguns critérios para determinar um tema, como sustentabilidade, territorialidade e pertencimento. 

Por ser um espaço de liberdade criativa e autonomia, os alunos se mostram engajados em toda construção do projeto. Aos 16 anos, Maria Clara Teixeira, estudante do segundo ano do Ensino Médio do CERS, destaca que o processo foi muito divertido. “Acho uma iniciativa fantástica, além de ser uma oportunidade para expor conhecimento e material artístico para a comunidade é um momento em que as turmas se unem para complementar um tema maior.”

A estudante participa em vários momentos da atividade. “Participo estudando o material teórico que produzimos como entrevistas para apresentar no estande e produzindo o material artístico juntamente com a minha turma”. Além disso, a estudante também irá participar da abertura do evento, enquanto líder estudantil do colégio. “Irei participar compondo a mesa de abertura e dançando no dia 28, e vou apresentar no estande da minha turma no dia 29”

O CERS na praça é uma ação que possibilita uma imersão da comunidade com atividades didáticas que possibilita os alunos desenvolverem aptidão em diversas áreas, como salienta Maria Clara. “Devido a essa função tenho aprendido cada vez mais a ser responsável e competente, extraindo o melhor de mim e me esforçando para aprender o que não tenho afinidade, mas sempre dando o meu melhor.”

Além das produções estudantis, o evento contará com apresentações de teatro, dança e música, além dos stands temáticos. No dia 28 o evento começa às 17h, já no dia 29 a ação acontece mais cedo a partir das 08h e é aberta a toda população.

Foto de Capa: reproduções

Relacionados

Jovens de Poções são destaques no concurso Miss CNB 2024

Concurso Nacional Unificado acontece neste domingo 

2º Torneio de Pesca no Rio São José acontece no domingo (11/08)

Pular para o conteúdo