4ª Conferência Municipal de Cultura de Poções começa neste sábado

Por Daniela Palmeira
Publicado em 14/09/2023

No próximo sábado e domingo, dias 16 e 17 de setembro, acontecerá a 4ª Conferência Municipal de Cultura em Poções. Com o tema central “Democracia e direito à cultura”, o evento tem o intuito de estimular a população a refletir e debater sobre temáticas relacionadas ao cenário cultural do município. O evento será realizado no Clube Recreativo, a partir das 18h no sábado e, das 8:30h, no domingo. Além de palestras e discussões, a Conferência contará com apresentações artísticas, exposições e shows.

Os debates da Conferência acontecem em torno de cinco eixos temáticos. Sendo eles: 1- Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; 2- Identidade, Patrimônio e Memória; 3- Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; 4- Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade e  5- Direito às Artes e às Linguagens Digitais. Cada tema deve orientar os debates entre a comunidade e a gestão a fim de “construir uma política cultural mais ampla, inclusiva e que garanta de fato direitos”, explica o coordenador de cultura Gildásio Júnior.

O evento é um momento importante para o cenário cultural do município, pois é uma oportunidade para que os cidadãos, especialmente artistas, levem propostas, questionamentos e cobranças para o setor da cultura. Para participar da Conferência é preciso preencher um formulário de inscrição – disponível no formato online – com dados básicos como nome, RG ou CPF, e-mail, dentre outros.

Como membro do Conselho de Cultura, Andresa Teixeira reforça a importância de participar do evento. “É o momento do diálogo entre o poder público e nós, sociedade civil, para discussão e construção coletiva das políticas culturais da nossa cidade”. Ela também acredita que o evento será uma oportunidade de aprendizado e conhecimento para fazer a cultura crescer. O Conselho de Cultura representa a comunidade artística e cultural e media os processos de construção  de políticas públicas culturais. Por isso, a função do Conselho de Cultura no evento, será a de “fazer valer posteriormente todas as definições feitas na Conferência de Cultura”, assegura Andresa Teixeira.

A Conferência Municipal será o espaço para a discussão e apresentação de ações que estão sendo desenvolvidas pelo departamento de cultura junto à gestão. Dentre essas ações está o lançamento dos editais municipais da Lei Paulo Gustavo, que direcionou para o país mais de R$ 3 bilhões para serem investidos no setor cultural. O valor repassado para o município será distribuído a partir da seleção de projetos contemplados pelos editais. 

A fim de colaborar com a formação dos artistas, e ajudá-los na seleção dos editais municipais, durante a Conferência será realizada uma oficina voltada para a elaboração de projetos e captação de recursos. “Nós queremos fazer formação para as pessoas aprenderem mesmo como fazer projeto, e se qualificarem para captar recursos”, conta o coordenador de cultura. A temática permeia todo o evento, com o intuito de que a população conheça as leis, direitos e informações necessárias no processo de financiamento à cultura.

Para Gildásio Júnior esse é um momento histórico para a cultura, tanto a nível local quanto nacional. “Acho que é um momento de celebrar a cultura, mas também acho que é um momento de discutir, debater e projetar um futuro mais forte”. A possibilidade de levar a discussão sobre cultura para a sociedade, envolvendo diretamente a participação do povo, representa para Andresa Teixeira a retomada da democracia.

Foto: Reprodução PMP

Relacionados

Candidatos a prefeitura de Poções apresentam projeto cultural destinado a cidade no Ceará

Mostra Cine Coreto promove acesso ao cinema em escolas rurais de Poções

Vídeo de manifestação feita por funcionários públicos em Poções é descontextualizado

Pular para o conteúdo