8ª Conferência Municipal de Saúde acontece em Poções nesta sexta-feira (24/03)

Por Daniela Palmeira
Publicado em 23/03/2023

Na próxima sexta, dia 24, a cidade de  Poções recebe a 8ª Conferência Municipal de Saúde. O evento faz parte da 17ª Conferência Nacional de Saúde, uma ação do Sistema Único de Saúde (SUS), que, com o tema, “O Brasil que queremos”, busca incentivar a participação popular para a construção de políticas públicas e reafirmar a importância da saúde como direito garantido por lei. 

As Conferências de Saúde acontecem a cada quatro anos por meio de etapas que contemplam as esferas municipal, estadual e nacional. A primeira etapa, no âmbito municipal, são as pré-conferências que ocorrem nas Unidades de Saúde da Família (USF), e são abertas para que toda comunidade participe com sugestões, reivindicações e propostas que contribuam com a saúde do município. Nas pré-conferências também são eleitos delegadas(os) que representarão o município a nível estadual.

Em Poções, as pré-conferências ocorreram nos dias 13, 14 e 15 de março. Como integrante do Conselho Municipal de Saúde, Anderson Santos afirma que participar da conferência “é de grande relevância na estruturação de políticas públicas a serem implementadas, ajustadas e ampliadas no Serviço Único de Saúde. É nesse momento que a comunidade tem direito de voz e voto na elaboração e escolhas das propostas a serem levadas para a Conferência de Saúde.” No entanto, Anderson percebeu que as pré-conferências não contaram com a participação ativa do público. “Há uma certa falta de interesse por parte da população.”

A agente comunitária de saúde, Selma Santos, participou da pré-conferência, e acredita que a participação da população é fundamental para exigir melhorias na área da saúde. Apesar da importância, Selma percebeu que a divulgação sobre a Conferência de Saúde nem sempre consegue chegar a todos os moradores. “Eu já fiz vários comentários sobre as divulgações pelo carro de som que circulam apenas nas ruas principais de cada bairro.” Ainda que sejam utilizadas outras mídias para divulgação, Selma acredita que falta democratização da informação. “As conferências teriam que ser melhor divulgadas, explicando o propósito do evento e a importância da participação popular.”

Segundo o diretor de saúde do município, Flávio D’Antonio, a divulgação sobre as conferências está acontecendo através de entrevistas no rádio, das redes sociais, e dos agentes comunitários de saúde  nas pré-conferências. Para o diretor de saúde, a participação da população nessa primeira fase foi regular. 

Nas redes sociais da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde há apenas uma publicação que informa as datas e horários das pré-conferências e convida o público a comparecer. Contudo, esse informativo foi publicado 13 de março, dia em que as pré-conferências em diferentes Unidades de Saúde da Família já estavam acontecendo. Nas redes sociais também não há informações aprofundadas sobre o que é o evento, seus objetivos e importância para a comunidade.

A Conferência Municipal de Saúde discute as demandas e problemáticas levadas pelos delegados(as) eleitos nas pré-conferências. Em seguida, as propostas serão levadas para o âmbito estadual, e a partir disso, serão definidas diretrizes que podem incorporar essas propostas aos: Planos Plurianuais de Saúde (2024-2027), Planos de Saúde (2024-2027), e na revisão dos Planos Municipais de Saúde, elaborados para os anos de 2022 a 2025.

Nesse sentido, participar da Conferência Municipal é agir em prol da saúde do município como um agente de mudança social. Selma Santos conta que já participou em outros anos e esse ano irá participar novamente. “Gosto de participar, expor as necessidades, propor melhorias, e espero que um pouco do que solicitamos na conferência chegue até o nosso município, ‘à Poções que queremos’. Muito do que temos hoje é fruto de propostas feitas em  conferência de saúde.”

Realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde, a conferência tem início a partir das 7h, no Espaço Chulú.

Foto de Capa: Secretaria Municipal de Saúde

Relacionados

Pular para o conteúdo