As oficinas serão focadas nas questões do trabalho em uma perspectiva sociológica e nas técnicas fotográficas
Entre os dias 9 e 10, 16 e 17 de outubro acontecem as oficinas do Lab.uta – Imagens do Trabalho em Poções, um projeto que busca oferecer uma formação teórica e sociológica sobre a temática do trabalho na Bahia. Como também o desenvolvimento de conhecimentos a respeito da fotografia para estudantes do Ensino Médio das escolas públicas de Poções.
O Lab.uta é uma iniciativa do Site Coreto apoiada pela Lei Paulo Gustavo e pertence também ao projeto .Con – Núcleo de Educação Midiática do Coreto cujo objetivo é formar estudantes do ensino médio com foco em liderança e educação midiática, para que aprendam a interpretar e apurar informações.
Esse projeto reafirma a importância de capacitar os jovens com as habilidades necessárias para viver em um mundo cada vez mais digital e globalizado, contribuindo para que novos projetos de formação sejam desenvolvidos, mobilizando os jovens a serem agentes de transformação em suas comunidades.
A escolha do tema “trabalho” para o atual projeto surgiu de uma análise crítica da realidade local e dos alarmantes dados sobre condições análogas à escravidão no Brasil. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, 1.443 pessoas foram resgatadas de condições análogas à escravidão de 1º de janeiro a 14 de junho de 2023. Na Bahia, que ocupa o 3º lugar em número de resgates, apenas 8,5% da população possui ocupação formal, segundo o IBGE (2020).
Este contexto reforça a necessidade de debater as relações de trabalho com a juventude, auxiliando no desenvolvimento de pessoas comprometidas com sua realidade social, e permite que os estudantes expressem suas visões sobre o mundo do trabalho e suas desigualdades, promovendo assim, o diálogo sobre questões trabalhistas nas comunidades locais.A educação é a principal ferramenta de transformação social, e essa convicção inspirou o Lab.uta a incentivar os jovens a desenvolverem uma visão mais analítica e crítica sobre a realidade ao seu redor. Para isso, as oficinas serão realizadas com a participação dos estudantes do Colégio Estadual Eurides Santana e do Colégio Estadual Dr. Roberto Santos, com uma exposição fotográfica para encerrar as atividades.
“Com o Lab.uta, esperamos provocar uma reflexão profunda sobre as condições de trabalho e promover uma juventude mais consciente e ativa na busca por justiça social, além de colaborar para desenvolver a prática fotográfica dos estudantes”, afirma Leila Costa, diretora de jornalismo do site.