Com o fim das disputas eleitorais municipais de 2024, concluímos que a vitória é da cidadania, do jornalismo e da nossa comunidade. Na nossa primeira cobertura de eleições, plantamos e colhemos os frutos de um jornalismo potente e transformador.
Para muitos, apenas mais uma eleição, para Raquel Lemos, Leila Costa, Daniela Palmeira, Nataly Leoni, Leonel Brito e Raquel Soreira, foi a oportunidade de revolucionar a cobertura eleitoral poçoense.
Estamos há quase três anos fazendo jornalismo com recursos escassos, em um município em que abutres travestidos de comunicadores, conquistam milhares de seguidores espalhando mentiras, difamando pessoas e dividindo a nossa comunidade.
Nesse tempo, rejeitamos “oportunidades” de financiamentos, justamente para não abrirmos mão do nosso bem mais precioso: a nossa credibilidade. Porque sabemos que ela é importante para vocês que apoiam e incentivam o nosso trabalho. E, acima de tudo, porque ela está diretamente associada com nossa missão e valores.
Por isso, para nós, quem venceu essa disputa eleitoral foi o Site Coreto! Em 49 dias foram:
16 reportagens dedicadas às eleições;
5 conteúdos produzidos em parceria com o Site Avoador e Conquista Repórter;
2 entrevistas com candidatos à prefeitura;
1º veículo a fazer um pedido de Lei de Acesso à Informação (LAI) à Câmara Municipal de Poções;
Falamos da nossa cobertura em um dos maiores podcasts do Brasil, o Rádio Novelo Apresenta;
Cobertura das apurações.
E vocês retribuíram, foram:
Mais de 150 mil visualizações entre site e redes sociais;
66,8% de interação em nossos conteúdos;
Aumento de 5,4% no número de seguidores;
E o mais importante, inúmeros retornos dos nossos leitores, destacando nossa ética, comprometimento, profissionalismo e profundidade na cobertura. Nós não ganhamos dinheiro com isso, pelo contrário, fizemos essa cobertura enquanto nos dedicávamos a outros trabalhos que nos ajudam a pagar os boletos que sempre vencem.
E é por isso que muita gente escolhe um lado! Porque se você se compromete em ser ético, o retorno financeiro não é imediato. Afinal, ninguém bate à sua porta oferecendo dinheiro para escancarar as irregularidades no governo, os erros nas propostas ou o passado corrupto.
Nós decidimos que não somos comercializáveis. Poções experimentou pela primeira vez uma cobertura eleitoral que lê os projetos de governos das coligações e investiga o trabalho desenvolvido no legislativo e executivo municipal, executivo esse que, inclusive, se recusou a nos receber.
Por isso, caro leitor e leitora. Nós agradecemos por tanto apoio, por cada comentário em nossas publicações, por rolar a página e ler a matéria completa, por compartilhar nossas produções, e nos permitir contar as histórias de vocês.
Em breve a nossa campanha de financiamento nascerá, e pedimos mais uma vez que continue nos apoiando e investindo em nosso trabalho, para que esses números se multipliquem. Queremos ir mais longe, contar mais histórias e fazer novas investigações.
No momento, obrigada!
Equipe do Site Coreto