Sindicato de professores lança edital para mandato 2023/2027, a votação acontece em maio

Por Leila Costa
Publicado em 28/03/2023

Está aberto até a próxima quarta-feira (29/03), o edital de convocação de eleições para diretoria da APLB – Sindicato Delegacia Pastoril de Poções e Núcleo de Bom Jesus da Serra. As inscrições de chapas podem ser feitas na sede do sindicato, de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Pode se inscrever qualquer sócio que esteja filiado a mais de um ano, em dias com suas obrigações sindicais, e as chapas devem ser composta por membros das cidades de Poções e Bom Jesus da Serra.

A votação para eleição acontece nos dias 15 e 16 de maio, das 8h às 17h, na sede da Delegacia, na Sede do Núcleo Sindical e ainda em locais com urnas que serão previamente disponibilizadas pela Comissão Eleitoral. Podem votar os sócios em dias com suas obrigações sindicais. 

Edital de convocação para eleição

A APLB

A Associação dos Professores Licenciados do Brasil – Secção da Bahia (APLB-BA), começou suas atividades no ano de 1952. A historiadora Hosana Bispo, em seu estudo para conclusão de curso, analisou a história do movimento sindical dos professores da rede pública de Poções. De acordo com a pesquisa, as primeiras assembleias para a formação da APLB-Sindicato de Poções são datadas do ano de 2001 e contavam com a presença de um grupo de onze professores. No entanto, ainda de acordo com o estudo, “a luta para a construção do núcleo da APLB – Sindicato em Poções teve suas bases a partir de 1985”.

Para Hosana Bispo, o movimento dos professores no município de Poções possui características como histórias de luta, resistência e conquistas. “Uma das características que merecem destaque é a união, pois quando os professores foram convocados para filiação, houve uma certa resistência, isso porque os docentes vinham de uma gestão difícil, que atrasou os subsídios dos funcionários públicos, (…) em um momento que eles estavam se mobilizando para receber seu subsídios atrasados, assim no início foram pouquíssimos professores filiados, mas aos poucos o movimento foi crescendo e hoje a categoria cresceu e têm bastante filiados,” conta.

A APLB sindicato, ao longo de sua trajetória, é composta principalmente por lideranças femininas. Para Hosa Bispo, esse é um processo natural, já que o movimento é formado por uma maioria de mulheres. “Mas é importante salientar que, apesar das mulheres serem a maioria, as lideranças sempre contaram com a presença masculina nas atividades da diretoria, dividindo de forma atuante e sempre presente os cargos de secretários”.

Atualmente a diretoria da APLB Sindicato e composta por mulheres, Maria José dos Santos Leite (Zezel ) e Adriana da Silva.

O papel do sindicato

Um sindicato desempenha um papel específico visando a defesa, manutenção e conquista de direitos. Para Adriana da Silva, o sindicato não é um representante contra o patrão e sim uma instituição que, junto com seus filiados, preza pela manutenção dos direitos e conquistas de outros direitos para os educadores. 

“Nós lutamos para que as leis que regem o magistério sejam aplicadas para qualquer servidor que seja afiliado e até para aquele que não é afiliado, o nosso papel é defender aquilo que está disposto, que rege a carreira desse servidor. Também defendemos uma educação de qualidade que envolve, não só os nossos direitos enquanto educadores, mas também apoiar projetos que sejam de relevância para nossos alunos, para que eles possam ter uma visão do mundo e crescer conhecendo os seus direitos e também seus deveres”, diz. 

Maria José destaca que uma das lutas do sindicato é também acabar com a visão de que a luta da instituição é apenas por reajustes de salários, embora ela salienta que, assim como em qualquer profissão, o salário digno é necessário para o profissional.  “O nosso objetivo é lutar por uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade para todos. Na nossa visão, a educação não é só em sala de aula, mas perpassa por por divulgar e apoiar atividades culturais, zelar pela saúde do professor, a gente luta por salários também, pois precisamos nos aperfeiçoar e sermos valorizados como qualquer outro profissional, com salários dignos, com estruturas nas escolas e estrutura de pessoas comprometidas com uma educação de qualidade”.

Hosana Bispo destaca a importância do sindicato na conquista de direitos para a educação pública. “É através de suas lutas, reivindicações e movimentos paredistas que hoje a educação pública tem melhorado, claro que ainda tem muito a ser feito pela educação em nosso município, bem como em todo Brasil, entretanto para que o ensino público seja de qualidade, é necessário a valorização dos profissionais da educação e essa valorização não vem como um presente, dependeu e ainda depende do esforço da luta sindical, pois se depender de algumas autoridades, em vez de conceder direitos, acabam tirando, principalmente em modelos de Estados Neoliberais, que a educação é fortemente atacada.”

Embora exista a diretoria, todas as decisões da APLB Sindicato são tomadas em assembleia com a participação dos sócios. “A filiação de professores e sua participação de forma atuante no sindicato é de suma importância, pois uma categoria unida é força e sem filiação o professor fica sem essa representação,” enfatiza a historiadora.

Relacionados

Falta de acessibilidade nas ruas e espaços públicos de Poções implica em isolamento e exclusão de pessoas com deficiência

Inscrições para Aldir Blanc Bahia estão abertas até 15 de novembro 

Poções não elege nenhuma mulher à Câmara de Vereadores

Pular para o conteúdo