Hoje, 07 de abril, é comemorado o Dia do Jornalista. A data foi instituída em 1931 pela Associação Brasileira de Imprensa-ABI como uma homenagem ao médico e jornalista brasileiro Giovanni Batista Líbero Badaró. 07 de abril também marca o aniversário da Associação Brasileira de Imprensa, fundada em 1908 com o propósito de defender os direitos dos jornalistas.
Nesta data criada para homenagear os profissionais da imprensa que, diariamente, apuram os fatos e levam informações para a população, também é necessário falarmos da importância da valorização deste profissional. Valorização esta, que começa com a defesa da profissionalização da categoria.
Como veículo de comunicação independente, que nasce com o importante objetivo de democratizar o acesso à informação para a população do interior do sudoeste baiano, o Site Coreto, neste 7 abril, reafirma seu compromisso político-social e se posiciona favorável à PEC do Diploma para Jornalistas.
Faz parte da nossa gênese, destacar e mostrar para nossa comunidade de leitores, que o jornalismo é uma profissão séria, que precisa ser exercida com compromisso ético e com habilidades e técnicas específicas. Tais habilidades e técnicas só podem ser desenvolvidas de forma ética, se o jornalista conhecer as teorias que norteiam o exercício da profissão, e acima de tudo, ter a consciência de que determinadas atitudes divergem da conduta necessária para profissionais da comunicação.
O jornalismo e a liberdade de imprensa são essenciais para o fortalecimento das democracias, por isso, as políticas que regem o exercício desta profissão são extremamente importantes para os jornalistas e também para toda a sociedade. A censura é a forma mais clara de calar a imprensa, mas a precarização da profissão e a deterioração da qualidade da notícia também são projetos políticos: uma sociedade mal informada e desinformada não questiona, não cristaliza o pensamento e nem consegue tomar atitudes conscientes que realmente podem transformar sua realidade.
A obrigatoriedade do diploma para jornalistas é fundamental para a garantia da qualidade e da ética na profissão. O jornalismo é uma atividade complexa que requer conhecimentos técnicos, teóricos e práticos, que só podem ser adquiridos através de uma formação acadêmica sólida e consistente.
Numa época em que lutamos para combater a disseminação de notícias fraudulentas e seus impactos para a sociedade, ter profissionais capacitados na teoria e na prática, e comprometidos com a ética que rege o exercício da profissão, é indispensável.
“Neste dia do/a jornalista, precisamos de muito mais que aplausos. Queremos direitos. Câmara, aprova a PEC do Diploma, já!”, Sinjorba.