Poções inicia campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos

Por Leila Costa
Publicado em 01/08/2023

Na última segunda-feira (31/07), a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos teve início em Poções, e se estenderá até o dia dois de setembro. Poderão ser vacinados cães e gatos a partir dos três meses de idade, a vacina é aplicada em dose única, anualmente. 

O dia “D” da campanha, para a vacinação dos animais urbanos, será no dia dois de setembro. A vacinação acontecerá em todas as unidades de saúde da cidade.

A vacinação na zona rural acontece do dia 31 de julho até o dia 18 de agosto, seguindo o cronograma: hoje, dia primeiro, aconteceu nas regiões do Bezerro, Caminho Errado e Arame. No dia dois, a vacinação acontece na região do Bernardino. No dia três, será a vez das regiões de Ouricana e Extrema. Já no dia quatro e sete de agosto a vacinação acontecerá nas regiões da Gameleira I e Gameleira II respectivamente. No dia oito de agosto, será a vez do Umbuzeiro; dia nove na Pimenteira e dia 10 no Mulungu. 

A vacinação continua, no dia 11 na região de Bandeira Nova I, no dia 14 em Bandeira Nova II, no dia 15 no São José I  e II e no dia 16 na Barrinha.  No dia 17, a vacinação acontece na Unidade de Saúde da Família de Morrinhos e no dia 18 na Unidade de Saúde da Família do Povoado de Bandeira Nova.

A vacinação faz parte da Campanha de Vacinação Antirrábica em cães e gatos 2023 da Bahia, que acontece entre os dias 31 de julho e 9 de setembro e ocorrerá em todos os 417 municípios do Estado. Cada município fará suas próprias estratégias de vacinação.

A vacinação tem como objetivo evitar casos de raiva e a sua transmissão para humanos, além de evitar a circulação do vírus causador da doença no Estado da Bahia.

De acordo com dados do Governo Federal, os casos de raiva animal tiveram redução nos últimos anos, isso por conta da campanha de vacinação.

Número de casos de raiva animal em cães e gatos no ​Brasil. Fonte: SVS/MS

Relacionados

Clubes de leitura incentivam o gosto pela literatura em Poções 

Semana de regularização do divórcio acontece em Poções 

“Nós estamos apáticas, tristes e desmotivadas” Adoecimento dos professores afeta carreira profissional e qualidade de vida 

Pular para o conteúdo