Estão abertas, até 31/10, as inscrições para o Vestibular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb. No edital deste ano, a Uesb oferece um total de 992 vagas para estudantes que desejam ingressar em um dos 47 cursos de graduação distribuídos entre os campi de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga.
As provas do Vestibular Uesb 2024 estão programadas para ocorrer nos dias 3 e 4 de dezembro nas cidades em que os três campi estão localizados. Conforme descrito no Edital 231/2023, 559 das vagas disponíveis estão para o primeiro período letivo de 2024 e as outras 393 para o segundo período.
Os locais para a realização das provas serão divulgados após a liberação do cartão de convocação, que será feito até o dia 24 de novembro. De acordo com o cronograma de atividades, o resultado do vestibular será divulgado a partir do dia 19 de dezembro.
Como se inscrever?
As inscrições para o vestibular serão feitas de forma online por meio do site do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP (disponível aqui), banca responsável pela realização das provas. No preenchimento do formulário de inscrição, entre outros documentos, é obrigatório a informação do Cadastro de Pessoa Física – CPF, e o anexo de uma foto para identificação do participante no dia das provas.
Após o preenchimento do formulário, o candidato deverá imprimir o boleto e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 110,00, dentro do prazo de pagamento indicado no boleto. Esse procedimento poderá ser feito em qualquer agência bancária, correspondentes bancários, casas lotéricas, agências dos Correios ou sistema de pagamento online, como aplicativos de banco para celular. O candidato também deve estar atento ao site do IDCAP ou ao Portal do Vestibular UESB 2024, para acompanhar a homologação de sua inscrição quatro dias após efetuar o pagamento. A data limite para que a taxa de inscrição seja efetuada é até dia primeiro de novembro.
No momento da inscrição o candidato deve apontar no formulário para quais opções de curso deseja concorrer, distinguindo entre 1ª e 2ª opção, de acordo com a prioridade para o candidato. Levando em conta que o concorrente candidato será convocado para a 2ª opção de curso, somente se não houver aprovados que escolheram o curso como 1ª opção. Além disso, a escolha da língua estrangeira também é feita no ato da inscrição.
Outro ponto a ser levado em conta é a distribuição de vagas. 50% das vagas nos cursos disponíveis são destinadas à “ampla concorrência”, e os outros 50% para a “reserva de vagas”. Essa distinção deve ser apontada no momento da inscrição, pois a reserva de vagas é atribuída para candidatos egressos de escolas da rede pública de ensino, candidatos autodeclarados pretos ou pardos, e candidatos provenientes de comunidades indígenas ou quilombolas. É importante ficar atento aos detalhes, pois não será permitido mudanças na sua inscrição após o encaminhamento do formulário.
No primeiro dia de prova (03/12), os candidatos responderão a questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira e Matemática, e farão também a redação. Já no segundo dia (04/12), será a vez da realização das provas de Ciências Humanas, que inclui História, Geografia e Conhecimentos Contemporâneos e Ciências da Natureza que envolve Física, Química e Biologia.
Isenção da taxa de inscrição
O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição já começou e está aberto até hoje, (10/10). Para solicitar a isenção os candidatos devem acessar a página da Uesb, ou da IDCAP e realizar a solicitação juntamente com a inscrição, selecionando a opção “isenção de taxa de inscrição”, a solicitação também poderá ser feita ao acessar a “área do candidato” em um desses endereços eletrônicos.
A novidade é que esse ano todos os candidatos que se enquadrarem nos pré-requisitos necessários terão direito a isenção da taxa, sem limite de quantidade, como era feito em anos anteriores.
Podem solicitar a isenção de taxa os candidatos que cursaram o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio em escolas públicas, candidatos que já sejam servidores da Uesb, funcionários de empresa terceirizada, que sejam servidores da Uesb. Além disso, estão isentos também, candidatos que sejam estagiários de nível médio na universidade, servidores efetivos de outras Universidades Estaduais da Bahia e seus dependentes, ou seja, seus filhos e companheiros.
A lista com o resultado da solicitação de isenção será publicada no dia 17 de outubro. Caso algum candidato deseje recorrer ao resultado, o prazo é nos dias 18 e 19 de outubro. Os resultados referentes aos recursos serão publicados no dia 24 de outubro.
Uma oportunidade para adquirir experiência
Milena Meira está no terceiro ano do ensino médio e fará o vestibular da Uesb pela primeira vez como uma forma de adquirir experiência em exames como esse. A estudante conta que para se preparar, além dos estudos regular, está fazendo simulados e frequentando o Cursinho Comunitário Maria Firmina dos Reis.
Milena Meira conta que ainda está com dúvidas em relação ao curso para qual deseja prestar o vestibular. Sua ideia é ganhar experiência para no futuro conseguir ingressar em um curso que deseja. “ O curso que eu quero, que é farmácia, só tem na Uesb de Jequié e eu não quero ir para Jequié”.
Para mais detalhes, os candidatos podem acessar a página do Edital 231/2023, onde se encontram também os links para a inscrição, para a solicitação de isenção, quadro de vagas e manual do candidato. Para acompanhar mais informações sobre as provas acesse o site do vestibular UESB 2024.
Foto de Capa: Reprodução