Cine Coreto Itinerante leva cinema à comunidades quilombolas e assentamentos do MST em Poções

Por Leonel Brito
Publicado em 10/05/2024

O Projeto Cine Coreto Itinerante é uma iniciativa que visa levar gratuitamente a experiência do cinema diretamente para as comunidades remanescentes de quilombos e assentamentos do Movimento Sem Terra (MST), no município de Poções, na Bahia.

Por meio da Lei Paulo Gustavo do Município de Poções, a 1ª edição do Cine Coreto Itinerante visa proporcionar lazer para os moradores dos Assentamentos Asa e Galiléia e para a comunidade remanescente quilombola Lagoa do João. As exibições de filmes acontecem nos dias 25 de maio, 1 e 15 de junho, respectivamente.

O projeto busca promover a reflexão, o entretenimento e o aprendizado por meio da exibição de produções audiovisuais, especialmente aquelas que destacam a cultura e a realidade das comunidades quilombolas e assentamentos, tanto baianos quanto de outras regiões do Brasil.

De acordo com um levantamento realizado pelo Observatório de Cinema e Audiovisual (OCA), a Bahia enfrenta uma significativa discrepância no acesso a salas de cinema. O estado conta com apenas 121 salas de exibição cinematográfica em todo o estado. Essa desigualdade é especialmente evidente nas cidades do interior, como Poções, que não possuem salas de cinema. Assim, para assistir a um filme, os moradores precisam percorrer longas distâncias até cidades vizinhas, o que muitas vezes se torna inviável devido aos custos e à falta de infraestrutura.

Por isso, o Cine Coreto Itinerante surge como uma resposta à necessidade de democratizar o acesso à cultura e ao lazer nessas comunidades. E visualiza o município de Poções é o cenário ideal para a implementação desse projeto inclusivo e transformador.

O objetivo do Cine Coreto Itinerante é transformar espaços em áreas de exibição temporária. E também possibilitar que as comunidades possam se reunir para assistir a filmes que abordam questões sociais e culturais relevantes. A seleção dos filmes prioriza produções nacionais, destacando as realidades, desafios e ancestralidade das comunidades remanescentes de quilombo e assentamentos.

Para a jornalista e diretora do site, Raquel Rocha, o projeto é um marco no novo momento do veículo. “Hoje, o Coreto atua em três frentes, com jornalismo, cultural e educação midiática. O Cine Coreto Itinerante é uma das ações culturais que serão realizadas em 2024, com objetivo de promover o acesso à cultura local”, conta.  

Locais e datas de exibição: 

25/05 – Assentamento ASA

01/06 – Assentamento Galiléia 

15/06 – Lagoa do João 

Relacionados

Exposição fotográfica do Lab.uta aborda a realidade do trabalho em Poções

Lab.uta promove oficinas de fotografia e debate sobre o trabalho para estudantes de Poções

Mostra Cine Coreto promove acesso ao cinema em escolas rurais de Poções

Pular para o conteúdo