O Concurso Garota Festa do Divino já está em sua 24ª edição e, anualmente, dezenas de meninas participam da seletiva com o objetivo de ser eleita a Garota Festa do Divino. Na edição 2024, a vencedora foi Kessy Monaliza, de 20 anos, que participou do concurso pela primeira vez.
Kessy Monaliza nasceu e cresceu em Poções. Filha de mãe solo, ela conta que começou a trabalhar muito cedo, pois não gostava de pedir dinheiro para a mãe. “Eu comecei a trabalhar com ela mesma no salão de beleza, eu lavava o cabelo e outras coisas do salão e ela me dava dinheiro. Depois eu comecei a trabalhar em outro salão de beleza, trabalhei com joias e trabalhei com hortifruti na feira”, conta.
A Garota Festa do Divino explica que se inscreveu no concurso com o objetivo de obter mais visibilidade para o seu trabalho. Atualmente ela trabalha com o Instagram como influenciadora e viu no concurso a oportunidade de ser notada por marcas e firmar parcerias, mas ela não acreditava que seria a vencedora do concurso. “Eu acreditava que eu ia pegar ali o terceiro ou o segundo lugar no máximo. É tanto que quando ele [Zezinho Oliveira] anunciou o primeiro lugar, eu caí no chão.”
As últimas semanas foram de muito trabalho para cumprir a agenda da nova coroada. Kessy Monaliza explica que está aproveitando para curtir o momento e cumprir com suas responsabilidades. “Eu estou desde de 9h da manhã com um saltão no pé, mas é legal, é divertido. Eu estou conhecendo muitas pessoas, muitas pessoas também estão conhecendo meu trabalho. Está sendo incrível trabalhar com Zezinho. Ele me apresentou mesmo pra Poções. Eu já tinha uma bagagem antes de Zezinho, mas depois dele as pessoas começaram a me ver de uma forma mais profissional,” ressalta.
O concurso também é um espaço para conhecimento e trocas. Durante os meses do concurso, as participantes são preparadas para as passarelas e recebem dicas de profissionais de diferentes áreas, visando o aprendizado e seus desenvolvimentos pessoais e profissionais. “Antes das seletivas e da final, tivemos muitas palestras, com escolas, na área da comunicação, com ginecologistas. Tinham muitas coisas que não sabíamos e é isso que eu vou carregar, porque o ensino é algo que ninguém pode tirar de você e nós aprendemos muito com as palestras. Muitas meninas que eram tímidas, com a palestra de comunicação conseguiram se acalmar, muitas meninas que pensavam negativamente e com a palestra da psicóloga, conseguiram se levantar mais”, explica Kessy Monaliza.
Para os próximos meses, ela conta que vai aproveitar bastante as oportunidades, cumprir os compromissos da Garota Festa do Divino, além disso, realizar alguns sonhos. Com a coroação, um dos prêmios que ela ganhou foi um curso superior em uma faculdade particular. Ela escolheu o curso de Publicidade e Propaganda e começará os estudos muito em breve. “Eu escolhi fazer o curso de Publicidade e Propaganda que é muito a minha cara, gosto bastante. Eu pretendo me formar para ser publicitária e terminando a publicidade, eu quero fazer marketing para fechar um pacote completo, pois quero trabalhar com isso mesmo, com a internet.”
O Garota Festa do Divino
O projeto surgiu a pedido do gestor municipal da época, que pediu a Zezinho Oliveira para desenvolver um projeto com ass jovens da cidade durante a Festa do Divino. A princípio o concurso começou como “As 10 Mais Mais da Festa do Divino”, mas diante da necessidade de escolher uma garota para a festa, Zezinho criou o “Garota do Divino” que anualmente elege uma garota como a representante da festa.
O projeto cresceu e tomou forma. Atualmente já são mais de 24 anos colaborando com oportunidades para jovens realizarem sonhos e até mudarem de vida.