3° edição do Puta Show promove diversidade na praça da juventude 

Por Nataly Leoni
Publicado em 24/07/2024

Neste sábado (27/07), o anfiteatro da Praça da Juventude de Poções recebe a terceira edição do Puta Show da Diversidade. O evento terá início a partir das 20h e conta com uma programação diversificada e aberta ao público.

Entre os artistas que se apresentarão no evento, estão a cantora e musicista Narjara Paiva, a DJ conquistense Maieh, a cantora e performer Drag Queen Alice Mistay. Além disso, o grupo poçoense Freestyle Dance levará ao palco uma Batalha Vogue. Com muita arte, o evento também promove educação e conscientização para a população poçoense sobre a realidade da comunidade LGBT, os tipos de violência sofridas, e formas de combater a LGBTfobia. Essas e outras ações são realizadas por meio de banners, panfletos e vídeos.

O Puta Show da Diversidade surgiu com o objetivo de combater a LGBTfobia, promover debates, disseminar informações e cultura, lutar por igualdade, respeito e equidade, e também como uma forma de celebração da existência e resistência da comunidade LGBTQIAPN + no município de Poções. 

O professor, pesquisador e integrante do coletivo Nós da Diversidade, Célio Meira, explica que o nome do evento, assim com outros termos pejorativos utilizados para ofender e estereotipar a comunidade LGBTQIAPN+, são apropriados e ressignificados pela comunidade como um ato político e de resistência.   

Conforme os organizadores, o evento é necessário e fundamental para chamar a atenção para a causa, celebrando junto à população. “O evento agrega valores à diversidade e combate todas as formas de opressão e preconceito contra a comunidade LGBTQIAPN+”, afirma Juarez Oliveira, representante do coletivo. 

Cartaz oficial- reprodução

Para Célio Meira, o Puta Show, além de ser um evento cultural que proporciona entretenimento, é também um ato político, um grito pelo combate aos estereótipos negativos e uma forma de promover uma imagem inclusiva da comunidade LGBTQIAPN+. “É o momento de dizermos para a sociedade de Poções, ‘Precisamos ser respeitados, precisamos ocupar os espaços’. É um evento cultural sim, mas antes de mais nada é um evento político, no sentido de chamar atenção para que mais políticas públicas sejam criadas para o combate a homofobia. Eu costumo dizer que homofobia se combate com leis, cultura e educação. Uma educação libertadora, uma educação transgressora.”  

O Puta Show da Diversidade é um evento organizado pelo Coletivo Nós da Diversidade em parceria com o Coletivo Mães da Resistência, e é um dos projetos contemplados pela Lei de incentivo cultural Paulo Gustavo, com o apoio da Coordenação de Cultura. 

“Os participantes podem esperar uma programação repleta de brilho, glamour, e performances impactantes. Será um evento com muita música, dança, interpretações e momentos de reflexão e celebração”, afirma Juarez Oliveira.

Foto de Capa: Pixabay

Relacionados

Candidatos a prefeitura de Poções apresentam projeto cultural destinado a cidade no Ceará

Mostra Cine Coreto promove acesso ao cinema em escolas rurais de Poções

Vídeo de manifestação feita por funcionários públicos em Poções é descontextualizado

Pular para o conteúdo