No dia 6 de outubro de 2024, os eleitores brasileiros irão às urnas para escolher novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em mais de 5.500 municípios do país. As eleições municipais, que ocorrem a cada quatro anos, são uma oportunidade para ajudar a decidir o futuro das administrações locais. Se necessário, um segundo turno será realizado em 27 de outubro nas cidades com mais de 200 mil eleitores.
Na Bahia, as disputas prometem ser acirradas, especialmente em municípios menores, onde a política local é marcada por conexões regionais, polaridades, e campanhas que, muitas vezes, se baseiam em personalidades. Com mudanças recentes nas regras eleitorais, as campanhas em 2024 também estão se adaptando, especialmente ao uso das redes sociais, fazendo com que surja um novo ritmo para as eleições no interior.
As eleições municipais acabam se tornando também uma forma de observar como será construído o cenário político para as presidenciais de 2026.
Veja, a seguir, quem são os candidatos às prefeituras de Poções, Planalto, Nova Canaã, Iguaí, Boa Nova, Mirante, Bom Jesus da Serra, e Barra do Choça, cidades de cobertura do Site Coreto, conheça as principais informações de cada um. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Poções
Em Poções, três candidatos estão concorrendo às eleições municipais.
Diogo Chulú – Partido Novo
Diogo Chulú Costa Leto, natural de Poções, nasceu em 1981, tem 43 anos e é candidato à prefeitura de Poções pela primeira vez nas Eleições de 2024 pelo Partido Novo. O empresário Ivano Cunha, do Partido Liberal (PL) compõe a chapa como candidato a vice-prefeito. Diogo cursou Matemática na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e trabalhou como professor no cursinho pré-vestibular Atuação. Atualmente, Diogo Chulú exerce o cargo de vereador no município, no primeiro mandato.
Dona Nilda – PCdoB
Irenilda Cunha de Magalhães, mais conhecida como Dona Nilda, nasceu em 1961 no município de Santa Inês-BA, e tem 63 anos. Casada com Otto Magalhães, ex-prefeito da cidade que governou entre 2013 e 2017, a candidata agora concorre à reeleição para um segundo mandato como prefeita de Poções nas Eleições de 2024 pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Compõe a sua chapa como candidato a vice, o professor João Bonfim do Partido dos Trabalhadores (PT). Dona Nilda possui Ensino Médio completo e durante a maior parte de sua carreira atuou como professora do Ensino Fundamental.
Luciano de Tonhe Gordo – PSD
Luciano Araújo Mascarenhas, conhecido como Luciano de Tonhe Gordo, nasceu em 1981 no município de Vitória da Conquista-BA, tem 42 anos e é candidato à prefeitura de Poções pela terceira vez, nas Eleições de 2024, pelo Partido Social Democrático (PSD). O médico Dr. Yuri, também do PSD, completa a chapa como vice. Luciano de Tonhe Gordo já ocupou o cargo de prefeito da cidade entre os anos de 2009 e 2013, e foi candidato também no ano de 2008, mas não venceu às eleições. Com Ensino Médio completo, atualmente o candidato trabalha como agricultor.
Planalto
O município de Planalto conta com dois candidatos às eleições, já conhecidos pela população.
Cloves Andrade – PT
Cloves Alves Andrade nasceu em Poções-BA no ano de 1973, tem 51 anos, possui Ensino Médio completo e está em sua sexta candidatura consecutiva nas eleições municipais, sendo a primeira delas a vice-prefeito e todas as outras a prefeito. Nas Eleições de 2024, o candidato busca a reeleição para um segundo mandato como prefeito do município, pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e tem como vice a professora Wanessa Rocha, também do PT. Cloves também já ocupou a prefeitura da cidade entre os anos de 2013 e 2016.
Dico – PP
Edilson Duarte da Cunha, conhecido como Dico, é natural de Planalto, nasceu em 1971, tem 53 anos e também tem Ensino Médio completo como grau de instrução. Atualmente, o candidato trabalha como professor de Ensino Fundamental e está na sua quinta candidatura consecutiva para prefeito de Planalto pelo partido Progressistas (PP). Como vice-prefeito está Danilo Campos, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Dico já foi vereador entre os anos de 2005 e 2008 e chegou a ocupar o cargo de prefeito de Planalto entre os anos de 2009 a 2012, e 2017 a 2020.
Nova Canaã
O município de Nova Canaã conta com duas mulheres e um homem na disputa.
Dói Rocha – Avante
Wadson Oliveira Rocha, mais conhecido como Dói Rocha, nasceu em 1969 no município de Poções-BA e tem 55 anos. O candidato tem Ensino Médio completo e trabalha como empresário. Dói Rocha é um dos candidatos à administração da prefeitura de Nova Canaã nas Eleições 2024 pelo partido Avante e tem como vice, o também empresário Júnior da Ração, do Partido Progressistas (PP).
Eliana Almeida – Podemos
Eliana Pereira de Almeida Matos, nascida em 1972, natural de Nova Canaã é candidata a prefeita da cidade nas Eleições 2024 pelo partido Podemos, juntamente com o vice Adeildo Júnior, do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Com 52 anos de idade, Eliana Almeida declarou ser casada e possui Ensino Médio completo.
Magda Chaves – PSD
Magda Rosilei Miranda Chaves nasceu em 1972 em Rio De Contas-BA, tem 52 anos, e é licenciada em Matemática. Magda Chaves é candidata a prefeita de Nova Canaã pela segunda vez nestas Eleições pelo Partido Social Democrático (PSD). Nildo da Serra, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), integra a chapa como candidato a vice. Além de ser candidata ao cargo de chefe do executivo municipal, Magna é casada com o atual prefeito do município de Iguaí, Rony Moitinho, também do PSD. A cidade de Iguaí fica localizada a apenas oito quilômetros de Nova Canaã.
Iguaí
Iguaí conta com três candidatos novatos na disputa para administração da cidade.
Dr. Davi – Avante
David César Louzada Álvares Macedo, tem como seu nome de urna Dr. Davi, nasceu em 1983 em Abaeté-MG, e tem 41 anos. Atualmente, trabalha como médico e é candidato à prefeitura de Iguaí pela primeira vez nas Eleições de 2024 pelo partido Avante, junta-se a chapa como candidato a vice-prefeito Rádio Véi, também do Avante.
Dr. Péricles – PSD
Péricles Francisco Dantas Ribeiro, mais conhecido como Dr. Péricles, nasceu em 1955 em Alagoinhas-BA e tem 69 anos. Atualmente, Dr. Péricles trabalha como médico cirurgião e tornou-se candidato à prefeitura de Iguaí também pela primeira vez nas Eleições de 2024, pelo Partido Social Democrático (PSD). Integra a chapa como candidato a vice, o atual vereador Ranulfo, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Thiago Gonçalves – PL
Thiago Gonçalves dos Santos, nasceu em 1988 em Itapetinga-BA. Com 36 anos de idade, Thiago possui Ensino Superior completo, declarou ser casado, e atua profissionalmente como Bancário e Economiário. Agora, se apresenta como candidato à prefeitura de Iguaí pela primeira vez, concorrendo pelo Partido Liberal (PL) junto ao vice, o empresário Dino da Farmácia, também do PL.
Boa Nova
No município de Boa Nova, três candidatos concorreram à prefeitura da cidade.
Dr. Antonio – PT
Formado em medicina, Antonio Guimarães Andrade, conhecido como Dr. Antonio é candidato à prefeitura de Boa Nova pela primeira vez nas eleições de 2024 pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Dr. Antonio nasceu em Ipiaú-BA em 1986, tem 38 anos e é casado. Sua chapa política é composta também pelo candidato a vice-prefeito Ancelmo do Fórum, do Partido Social Democrático (PSD).
Lucas de Aete – MDB
Aos 31 anos, Lucas Santos Meira é o candidato a prefeito mais jovem da cidade de Boa Nova nas eleições de 2024 pelo partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Lucas de Aete, nasceu em 1993, em Poções-BA, é solteiro e com Ensino Médio concluído, o candidato é comerciante, empreendedor e filho do ex-prefeito Aete Meira. Sua chapa é formada pela professora Aide dos Santos Oliveira, do Progressistas (PP), candidata a vice-prefeita. Não é a primeira vez que Lucas de Aete se candidata a prefeito, ele também já havia entrado na disputa pela administração de Boa Nova nas eleições municipais de 2020.
Professor Marilson – PSB
Marilson Moraes Silva, nascido em 1976 em Jequié-BA, tem 47 anos de idade e é candidato a prefeito pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) pela primeira vez nas Eleições de 2024. Casado e com Ensino Superior completo, atua na área da educação como professor de Ensino Médio. Em sua chapa eleitoral, o candidato a vice-prefeito da cidade de Boa Nova é o atual vereador do município pelo PSB, Thiago Andrade da Silva.
Mirante
A corrida eleitoral na cidade de Mirante conta com dois candidatos à eleição para prefeito.
Edinho do Maracujá – PT
Nascido em 1980 no município de Tanhaçu-BA, Edno Silva Nascimento tem 44 anos e é candidato a prefeito da cidade de Mirante pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Edinho do Maracujá é casado e atua como empresário. Sua candidatura conta com a participação do também empresário Iran de Jesse, candidato a vice-prefeito pelo mesmo partido (PT). O candidato também já entrou na disputa pelo cargo de vice-prefeito nas eleições de 2020.
Wagner Ramos – PSD
Atual prefeito da cidade de Mirante, Wagner Ramos tenta sua reeleição nas eleições de 2024. Nascido em 1979 em Jequié-BA, Wagner Ramos Lima tem 44 anos e é prefeito da cidade de Mirante pelo Partido Social Democrático (PSD). Casado e também atua como agricultor, sua candidatura conta com a professora Juliana Caires Teixeira como candidata à vice-prefeita pelo PSD.
Bom Jesus da Serra
No município de Bom Jesus da Serra, três candidatos concorrem à prefeitura da cidade.
Jornandinho – Avante
Candidato a prefeito de Bom Jesus da Serra pelo partido Avante, Jornando Vilasboas Alves, mais conhecido como Jornandinho, tem 66 anos de idade e nasceu em 1957. O candidato, que é natural de Bom Jesus da Serra, é casado e atualmente exerce a profissão de advogado, já está em sua quinta candidatura para prefeito da cidade. Jornandinho busca a continuidade do seu mandato que iniciou em 2021. Sua candidatura conta com o vereador Carlinhos Moreira, do partido Avante, como candidato a vice-prefeito.
Praça do Posto – PDT
Ailton Soares Leite, conhecido como Praça do Posto, nasceu em Tremedal-BA, tem 47 anos de idade e é candidato a prefeito em Bom Jesus da Serra pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Com o ensino fundamental incompleto, é solteiro e atua como empresário. Sua chapa é composta pelo agricultor Alain Alves dos Santos, candidato a vice-prefeito também pelo PDT.
Welton – PSD
Welton Silva Andrade de 39 anos, é natural de Poções-BA, nasceu em 1984. Welton está buscando a reeleição para prefeitura de Bom Jesus da Serra, nas eleições de 2024, pelo Partido Social Democrático (PSD). Com o Ensino Médio completo, exerce também a profissão de empresário. Para compor sua chapa eleitoral, Welton conta com Noedes José de Oliveira como candidato a vice-prefeito, também pelo PSD.
Barra do Choça
A cidade de Barra do Choça tem dois candidatos à eleição para prefeito do município.
Alex Zero Grau – Avante
Nascido em 1983 em Vitória Da Conquista-BA, Alex Marcos de Souza, mais conhecido como Alex Zero Grau, tem 41 anos e é candidato a prefeito pelo partido Avante. Casado e com Ensino Superior completo, atua profissionalmente como administrador. Em sua chapa eleitoral, Alex Zero Grau conta como agricultor Kinho de Barra Nova, do partido União Brasil, como candidato a vice-prefeito.
Oberdan Rocha – PP
Atual prefeito de Barra do Choça, Oberdan Rocha se candidata à reeleição pelo partido Progressista. Nascido em 1956 em Caatiba-BA, atualmente com 68 anos, Oberdan tem o Ensino Superior completo. Sua candidatura conta com a parceria de Ricardo Amorim Gomes, candidato a vice-prefeito pelo partido Progressista. Oberdan Rocha já está em sua quarta disputa pela administração do município, chegou a ser eleito e governar entre os anos de 2009 a 2012, e 2013 a 2016.
Os candidatos listados acima aparecem no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como concorrendo às eleições de 2024 e as candidaturas aguardam julgamentos. Quanto a ordem de apresentação, seguimos a mesma ordem do TSE. Já a ordem das cidades é a mesma listada na página do Site Coreto.
Fotos: reprodução TSE
As informações sobre os mandatos dos candidatos foram obtidas a partir do Portal de Dados Abertos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, podem ocorrer algumas inconsistências na quantidade de mandatos, uma vez que os dados referentes aos candidatos e resultados das eleições de 1994 a 1998 não foram totalmente centralizados nas bases do TSE.