Feira da Economia Solidária começa nesta sexta-feira em Poções

Por Raquel Soreira
Publicado em 19/09/2024

A terceira edição da Feira da Economia Solidária de Poções começa nesta sexta-feira (20/09) e vai até sábado (21/09). O evento acontecerá na Rua Santos Dumont, em frente ao Casarão da Cultura, no centro da cidade, e terá início a partir das 17h, com término às 22h.

O objetivo da Feira é movimentar a economia local e ser um espaço que permite que pequenos comerciantes de artesanato possam expor seus itens para venda. A feira também é uma alternativa de impulsionamento do mercado regional local, e surge como uma oportunidade de mesclar a importância da economia local, com o desenvolvimento de empreendedores e atividade cultural na cidade. 

A professora e psicopedagoga, Samara dos Santos Braga, é casada com um artesão da cidade de Poções, juntos eles são donos do Ateliê Roberio Artesanatos, onde comercializam peças decorativas e utilitárias. Para a professora, a iniciativa da feira é uma ótima oportunidade de incentivar e valorizar o trabalho artesanal. “Ao comprar produtos em feiras de artesanato, as pessoas contribuem para a valorização do trabalho manual e artístico realizado pelos artesãos. Isso ajuda a reconhecer o valor cultural e social desses criadores, incentivando-os a continuar produzindo e preservando suas habilidades”, afirma.

A professora destaca a importância de participar de iniciativas como essa. “É muito importante para o nosso trabalho está participando desta feira onde temos a oportunidade de apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos artesãos locais, agregar novos membros e comercializar produtos produzidos manualmente” 

Além disso, o trabalho desenvolvido pelos artesãos muitas vezes está associado a reutilização de materiais que seriam descartados, contribuindo de forma positiva para  o consumo de modo consciente para o meio ambiente. “O Robério Artesanatos passa a cumprir uma função social e econômica. Nosso trabalho contribui para a redução de pneus jogados em locais inapropriados. Isso colabora para a redução de espaços com condições de servir de criadouros de animais e insetos com potencial de causar doenças, destaca.”

Samara ressalta também a função que o artesanato desempenha na sociedade e a importância das feiras para impulsionarem a atividade, a professora salienta sua felicidade em fazer parte desse núcleo. “As feiras de artesanato também são uma oportunidade para os consumidores conhecerem e adquirirem peças únicas e exclusivas. O artesanato é um segmento importante da Economia Criativa, conectando cultura, tradição e desenvolvimento econômico. Ficamos muito felizes quando conseguimos alcançar um grande público no evento, é importante a participação da população.”

Além da exposição, a programação da feira também conta com apresentações artísticas. Na sexta, apresentam a Associação de Capoeira Energia da Terra e Artes Integradas, do grupo pagode de Luh, da Banda Geração Hit. Já no sábado, terá apresentação de Dona Edite Cirandeira, Brunnynha Ribeiro e Damas do Baile.

Foto de Capa: Freepik

Relacionados

Pular para o conteúdo