Ação Itinerante promove mutirão de mamografia em Poções

Por Daniela Palmeira
Publicado em 23/08/2023

Acontece em Poções, desde a última quinta-feira (17/08), a Ação Itinerante de Rastreamento do Câncer de Mama. O programa se estenderá até o dia 31 de agosto e tem o objetivo de realizar, de forma gratuita, mamografias em mulheres entre 50 e 69 anos, idade recomendada pelo Ministério da Saúde para identificação precoce e combate ao câncer de mama. Os exames acontecem na Praça do Divino, de segunda-feira à sábado, pela manhã das 07h às 12h, e durante a tarde das 13h às 18h.

Para fazer o exame de mamografia é preciso levar cartão do SUS e carteira de identidade. Os atendimentos foram pré-agendados nas unidades de saúde de cada bairro por meio dos agentes de saúde, e a partir disso divididos por turnos e dias específicos para cada unidade. Os atendimentos destinados às unidades de saúde da zona rural, por exemplo, acontecem pela manhã, para que as pessoas que dependem de transporte, não fiquem impossibilitadas de retornar para casa. 

Apesar da organização no pré-agendamento dos exames, existem áreas do município que estão descobertas, ou seja, sem o acompanhamento de agentes de saúde. Algo que dificulta o acesso ao exame, principalmente pela falta de informação sobre o que precisa ser feito. Segundo a secretária de saúde do município, Luciana Vasconcelos, essa situação foi levada em conta. “Cada dia de atendimento estamos colocando cinco a 10 mulheres que não tiveram agendamento prévio ou moram em áreas descobertas”, explica.

Neuma Leoni, 58 anos, mora em uma das áreas do município que está descoberta. Ela conta que ficou sabendo sobre o mutirão de mamografia enquanto conversava com uma vizinha, que já havia feito o exame e a aconselhou a também tentar uma vaga, ainda que o pré-agendamento na unidade de saúde não estivesse mais acontecendo. Neuma Leoni procurou por mais informações na unidade de saúde do seu bairro, e foi para o local onde acontecem os atendimentos esperar por uma vaga. Não foi preciso aguardar por muito tempo, logo ela conseguiu ser atendida e fazer a mamografia. 

Neuma Leoni ficou feliz com a possibilidade de ter acesso ao exame, pois entende que a mamografia é um exame importante no seu cuidado com a saúde. “Às vezes a doença [câncer de mama] tá no início, aí você tem condições de curar. Você faz o exame, descobre no início e tem condições de ter uma cura total”.

A expectativa da ação é atender, até o dia 31 de agosto, cerca de 2 mil mulheres. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, desde o dia 17 de agosto, quando se iniciou a ação, há uma média de atendimentos de 160 a 170 pessoas por dia. A previsão de entrega dos resultados dos exames é de até 60 dias, podendo também serem entregues antes do prazo.

Ainda que a faixa etária esteja restrita a mulheres entre 50 e 69 anos, Luciana Vasconcelos diz que caso a mulher tenha menos de 50 anos e haja alguma indicação, como nódulo ou cisto, poderá fazer a mamografia.

A Ação Itinerante de Rastreamento do Câncer de Mama é uma iniciativa da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. O mutirão de mamografia é a primeira fase da ação, caso haja resultados inconclusivos, as pacientes precisarão realizar exames diagnósticos complementares. As mulheres com diagnóstico positivo, serão encaminhadas, por meio do programa, para unidades de Alta Complexidade. 

Entre os dias 11 de agosto e 19 de setembro, a ação também atenderá outros municípios baianos como Vitória da Conquista, Anagé, Caraíbas, Maetinga, Presidente Jânio Quadros, Cândido Sales, Encruzilhada, Belo Campo, Planalto, Bom Jesus da Serra, Mirante, Caetanos, Ribeirão do Largo, Condeúba, Cordeiros, Piripá, Tremedal e Barra do Choça.

Relacionados

Jovens de Poções são destaques no concurso Miss CNB 2024

Mandatos coletivos: uma nova maneira de pensar o legislativo poçõense

4° edição do CERS na Praça homenageia a regionalidade poçoense 

Pular para o conteúdo