Semestralmente, ou ao menos uma vez durante o ano, a Associação de Estudantes do Ensino Superior do Município de Poções (AEESP) promove aulões de revisão de conteúdo, voltados para pessoas que pretendem fazer vestibular ou Enem. Esse ano, os aulões já aconteceram em maio, direcionados para o vestibular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Neste mês de novembro os aulões voltam a ser realizados, nos dias 12 e 19, das 13h às 17h, na Câmara Municipal de Vereadores, dessa vez com foco no Enem.
As aulas serão ministradas pelos próprios alunos que fazem parte da associação. Nesta edição, o evento terá a parceria do cursinho particular Atuação, que disponibiliza professores para colaborar com as aulas de revisão de conteúdos de Atualidades, Matemática, Biologia e Redação e Língua Portuguesa. Para a diretora social da AEESP, Angélica Mascarenhas, essa iniciativa “é uma maneira de dar um retorno para o município.” Pois a associação parte da movimentação estudantil, e acredita que o conhecimento adquirido na universidade deve ser compartilhado.
Assim, as aulas são abertas para toda comunidade e acontecem de forma gratuita, bastando levar, se possível, um quilo de alimento não perecível, que será destinado a doação. Como associada e organizadora dos aulões, Thainá Moreira, entende que essa é também uma forma de estimular e oferecer oportunidades para quem deseja ingressar na faculdade. “Tivemos a iniciativa pois sabemos da importância de abrir a comunidade para essas atividades, tendo em vista que nem todos tem acesso a cursinhos e aulões”, diz.
No entanto, um dos maiores desafios do projeto é encontrar professores disponíveis para dar aulas. A dificuldade para encontrar horários acessíveis para todos e a questão de ser um trabalho voluntário, estão entre os principais fatores. O professor de redação Marcelo Terron é colaborador voluntário do projeto, sua maior motivação é a vontade de contribuir com o objetivo dessas pessoas. “Já estive no lugar deles, portanto, poder contribuir por pouco que seja é significativo para mim.”
Graduanda em História pela Uesb, Beatriz Braga foi estudante de escola pública e frequentou os aulões da AEESP em 2017. A estudante conta que as aulas foram de grande ajuda para rever temáticas importantes para as provas, além da troca de informações e conhecimentos que a experiência proporcionou. “Esses aulões auxiliam na nossa entrada na universidade, onde estou inclusive graças a essas iniciativas”, afirma. Para Beatriz, essa pode ser uma forma de demonstrar para os jovens que eles podem cursar o Ensino Superior.
Além dos aulões, a AEESP já realizou cursinhos pré-vestibular, também gratuitos, voltados para a comunidade. Na última edição, no ano de 2019, o cursinho aconteceu em uma parceria com o Colégio Alexandre Porfírio, com aprovações de alunos para a Uesb e para Faculdades particulares. Para o futuro, a associação considera a possibilidade de retomar essa atividade. “Temos o projeto de um cursinho pré-vestibular que já aconteceu em anos anteriores e possivelmente pode voltar a acontecer”, destaca Thainá Moreira. Manter essas iniciativas e pensar novas propostas é, para Angélica, uma forma de se aproximar da comunidade e dividir o conhecimento.
Além da doação de um quilo de alimento nos dias dos aulões, a organização aceita também a doação de livros que serão sorteados aos estudantes participantes do evento. É possível também fazer a doação do alimento mesmo quem não participará do evento. Para isso, basta ir até a sede da associação de segunda-feira a sexta-feira, das 9 às 17 h e entregar sua doação. Os alimentos serão destinados à entidades beneficentes e famílias carentes da cidade.
Fotos de Capa: Arquivo Pessoal