Assunta bem! Confira as matérias produzidas por alunos do 9° do UEMCACM através do projeto “Quem lê notícias levante a mão!”

Por Redação
Publicado em 20/09/2022

As notícias abaixo fazem parte de um projeto de parceria entre o Site Coreto e a professora de Língua Portuguesa Suzy Clay de Azevedo Lima. As notícias foram escritas pelos alunos da do 9º ano da Unidade Escolar Municipal Conveniada Dr. Antônio Carlos Magalhães, do município de Poções e fazem parte do projeto de pesquisa de mestrado intitulado “O Gênero Notícia: as vozes enunciativo-discursivas nas produções textuais de alunos de escola pública conveniada – UEMC” que tem como subtítulo as oficinas: QUEM LÊ NOTÍCIAS LEVANTE A MÃO! e teve por finalidade analisar as produções textuais do Gênero Notícia dos alunos do 9º ano A Matutino. As notícias foram escritas entre os meses de julho e agosto de 2022.

A parceria também contou com duas oficinas ministradas nos dias 14 e 15 de julho. Na oficina “Jornalismo Online: o que é essencial?”, Raquel Rocha, diretora executiva do site, abordou o papel do jornalismo, a estrutura da notícia e o jornalismo esportivo. Leila Costa, diretora de jornalismo, na oficina “Desinformação e Fake News e os impactos para a sociedade”, mostrou aos alunos como identificar e combater a desinformação.

Confira as notícias!

Em Poções-Ba, jovens entre 16 e 18 anos tiraram o título de eleitor para votar pela 1° vez

Por Mariana, Tuany, Heloísa, Lucas e Luís Miguel

A maioria dos novos eleitores que podem votar em outubro, tirou o primeiro título de eleitor a partir de março. Em abril deste ano, o Brasil contou com 991.415 jovens com o primeiro título, um salto de 89,7% quando comparado ao mês anterior, segundo o ministro Luiz Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Jovens da escola UEMC ACM (Unidade Escolar Municipal Conveniada Antônio Carlos Magalhães) na cidade de Poções, que tiraram o título de eleitor para votar pela primeira vez, contam o que os motivou a tirar o documento mesmo sem obrigação de voto. O estudante Tiago Caetano de 16 anos comenta que a votação será importante “para decidirmos um eleitor com ótimas causas e que fará melhorias”. Tiago espera mais segurança, menos roubos e mais oportunidades, principalmente para a carreira de jogador de futebol que deseja seguir. 

Geovana Nascimento, de 15 anos, já tirou seu título e tem opiniões parecidas com a de Tiago. Ela espera mudanças na área da saúde: “sinto falta de melhor atendimento, em muitos em que precisam de atendimento e não recebem ou não recebem de forma adequada”.

Já Bernardo, de 16 anos, acha importante votar para assim decidir quem irá governar o país. Ele espera menos corrupção no país e para aqueles jovens que escolheram não votar ele cedida ser uma desvantagem na votação, mas pontua que é a vontade de cada um. Ele espera que os governantes contribuam para uma cidade mais limpa e com mais oportunidades.

Grupo desenvolve projetos sociais para a comunidade poçoense

Por Clarissa, Cristina, Daniely e Júlia

A Sociedade Espírita Mãos de Luz (SEML) realiza o projeto solidário da Sopa Fraterna no município de Poções. O projeto foi idealizado por Fernanda Muniz, Gracy Kelly dos Santos e amigos e tem como público alvo, inicialmente, acompanhantes de pessoas internadas e pessoas em situação de rua. 

 A Sociedade Espírita Mãos de Luz (SEML) surgiu em maio de 2022 através de um grupo de amigos espíritas que se reúnem semanalmente para se dedicar ao estudo e à prática do Espiritismo, em Poções- Bahia.

A ação solidária ocorre às terças-feiras, a partir das 20 horas. Para Fernanda Muniz a experiência é gratificante. “A cada olhar e palavra de gratidão, recebido pelos nossos irmãos é sempre uma experiência marcante para nós voluntários. Mas sem dúvidas o que marca é a troca de experiências na escuta solidária. A cada pessoa que encontramos e paramos para ouvi-las, temos a oportunidade de aprender e olhar o próximo com sentimento de amor fraterno”, diz . 

A Sede da Sociedade Espírita SEML está localizada na Rua Santa Isabel, 221, térreo no Centro da cidade, com atividade de Estudo do Evangelho Segundo o Espiritismo às segundas-feiras às 19h. 

E você que também deseja colaborar com o projeto e ajudar o próximo pode fazer doações de alimentos, como peito de frango, macarrão, extrato de tomate e também doando cobertores, roupas e brinquedos na sede da SEML. 

“Se você tem uma ideia, um projeto solidário em mente acredite e comece, pois tudo está no pensamento, e a força de vontade é a mola que impulsiona a concretização”, afirma Fernanda Muniz. Se quiser conhecer mais sobre o trabalho do SEML, siga no Instagram  maosdeluzpocoes.

Como está o dia a dia dos vendedores do novo Centro Comercial Monsenhor Honorato?

Por Murilo, Yan, Nikolle

O Centro Comercial Monsenhor Honorato foi entregue aos feirantes no mês de maio de 2022, após passar por um período de reestruturação. Conversamos com alguns feirantes para saber como estão indo suas rotinas e as vendas para seus clientes, em Poções 

O comerciante Reinaldo Gabriel, acha que teve melhoria na reforma, mas o movimento continuou o mesmo, ainda assim ele gosta de trabalhar na feira, e sua mercadoria que mais vende é a laranja. Seus clientes são amigáveis, apesar de ter alguns chorões com os preços.

O caso é parecido com o de Vani, que trabalha na feira há mais de 20 anos, para ela o movimento também continuou o mesmo. O produto que ela mais vende é a banana, vende bem mais nas sextas, com clientes bons.

João disse que o movimento também continua o mesmo de sempre. Ele trabalha na há cinco anos e o tomate é o produto que mais é vendido.

Para alguns comerciantes o movimento piorou de 1 ano para cá, mais ou menos e tem também os barulhos que geram incômodos.

 Esporte Clube Poções luta para voltar às competições profissionais

Por Gabriel, Guilherme, Kaio, Marco Antônio, Emerson

O Esporte Clube Poções está longe das competições profissionais desde 2016. Sem poder estádio, o time  depende da definição do local para mandar nos jogos. Segundo o supervisor de futebol Sílvio Pérsi, o Estádio Heraldo Curvelo, onde a Raposa do Agreste costuma atuar, não foi liberado pelo corpo de bombeiros. 

Ao longo desta semana, a equipe do time do Poções se reunirá com a prefeitura do município de Iguaí, cidade que fica a 53 quilômetros da sede do clube, para fazer uma parceria e jogar no Estádio Municipal Pedro Ribeiro de Oliveira.

O clube do Poções estava afundando em dívidas, porém,  com a nova diretoria,  o time quitou todos os débitos de outras gestões junto a FBF e a CBF, e desde 2016 disputa o campeonato Baiano sub-20 e tenta voltar à elite do futebol. No entanto, o poder público municipal ainda não conseguiu resolver a problemática do Estádio, deixando o Clube fora das competições oficiais.

Fotos Arquivo Pessoal/ Reprodução da Internet

Relacionados

Jovens de Poções são destaques no concurso Miss CNB 2024

4° edição do CERS na Praça homenageia a regionalidade poçoense 

Concurso Nacional Unificado acontece neste domingo 

Pular para o conteúdo