Atletas poçõenses participam do Campeonato Brasileiro de Karatê-Dô

Por Nataly Leoni
Publicado em 19/09/2023

Entre os dias 21 a 23 de setembro, oito atletas poçõenses, com idades entre seis e 15 anos participarão do Campeonato Brasileiro de Karatê-Dô Tradicional. A competição acontecerá na Arena de Esportes da Bahia, localizada na cidade de Lauro de Freitas. Os atletas são alunos do professor Erisvaldo, conhecido como Helinho, que possui formação em Educação Física e detém a faixa preta em Karatê de 4º Dan. 

O professor Helinho ministra aulas de karatê em Poções há mais de 30 anos, nesse período ele tem colaborado para o desenvolvimento de diversos atletas locais. A prática das artes marciais em Poções, principalmente do Karatê que é uma das modalidades mais populares do mundo, tem conquistado notoriedade e um número cada vez maior de adeptos.

Segundo o professor Helinho, alguns atletas para quem deu aula foram destaque em competições estaduais, nacionais e até internacionais. Ele acredita que a prática do esporte tem um objetivo muito mais profundo. “O desenvolvimento de pessoas, um enfoque educativo e formativo, utilizamos a competição também como um processo educativo. Através dos treinamentos e a vivência em competições tentamos auxiliar na formação do cidadão. Durante a prática do karatê, o aluno aprende a definir e conquistar objetivos, melhora a concentração, aprende sobre respeito mútuo, se torna mais seguro na tomada de decisões, além de aprender uma defesa pessoal”, afirma. 

Entre os atletas convocados que passarão pela experiência do Campeonato Brasileiro destaca-se Clarissa Dias, de 13 anos. Em 2017, ela ficou em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro. Em 2018, conquistou o terceiro lugar em Kata por equipe no Campeonato Baiano. Já em 2019, Clarissa ficou em terceiro lugar na modalidade Kata, e foi vice-campeã brasileira na modalidade Kumitê, no mesmo campeonato, que aconteceu em Cuiabá – MT. No mesmo ano, a atleta conquistou o segundo lugar no Mundial de Karatê que ocorreu em Curitiba – PR. 

Há sete anos, Clarissa Dias trocou o balé pelo karatê. Sua mãe, Dinorá Dias, conta que a atleta começou praticar o karatê após uma aula experimental. “Estranhamos porque, aparentemente, foi “do nada”, mas a levamos para fazer uma aula experimental, ela gostou e continua firme até a presente data”. Clarissa Dias diz que está treinando para obter bons resultados no campeonato. “Eu estou animada! Como estou treinando bastante, não estou nervosa e acredito que me sairei bem”.  

Clarissa Dias, atleta que competirá no Campeonato Brasileiro de Karatê-Dô

Assim como Clarissa Dias, Lorenzo Rodrigues de 10 anos também tem se destacado em competições. Lorenzo foi campeão na Copa Poções e alcançou o segundo lugar no Campeonato Baiano de Karatê, além de obter as maiores pontuações em exames de faixa e apresentações. Com quase quatro anos de prática no esporte, atualmente Lorenzo está  se dedicando aos treinos e preparação para a competição.   

De acordo com seu pai, Wevan Rodrigues, Lorenzo passou a praticar o esporte após assistir um programa de televisão. “Lorenzo começou a se interessar pelo Karatê assistindo o filme Cobra Kai”, afirma Wevan. O programa em questão é uma série original da Netflix que tem como tema central a prática do Karatê, se tratando de uma sequência à trilogia de filmes intitulada “Karatê Kid”.

Desafios para participar da competição

Como o campeonato ocorrerá em outra cidade e os participantes não dispõe de recursos para custear todos os gastos, o professor juntamente com alguns dos pais e atletas estão realizando ações para a arrecadação de dinheiro. “Fica difícil tirar esse valor do orçamento mensal de qualquer família, por conta disso a maioria fez algumas rifas para arrecadar dinheiro além de pedirmos apoio a empresários e instituições que possam colaborar”, conta Helinho. 

A responsável pela Coordenação de Esportes de Poções, Maria Palmeira, informou que a prefeitura disponibilizará um micro-ônibus para o deslocamento dos atletas até a cidade de Lauro de Freitas. De acordo com Maria Palmeira, está sendo regulamentada  uma lei de incentivo ao esporte e cultura no município, por meio de um decreto que fornece financiamento para atletas ou artistas que disputam em competições. “No caso específico do professor Helinho é uma academia particular onde é cobrado um valor mensal por atleta”. Segundo ela, por isso, o incentivo em dinheiro não contempla os atletas. 

Dinorá Dias conta que para este campeonato não está realizando ações para arrecadar dinheiro, mas teve que fazer no ano de 2019 para ajudar  Clarissa participar do Campeonato Mundial daquele ano. “Apesar de não termos procurado um número tão grande de comerciantes e políticos, nessa ação, pudemos constatar que, infelizmente, o esporte ainda é pouco valorizado em nossa sociedade”, diz. 

Segundo a coordenadora de Esportes, a prefeitura tem investido na prática do Karatê por meio do projeto “Esporte por toda parte”. Projeto que além do Karatê também disponibiliza aulas de Basquete e Futsal.  Segundo ela, o projeto beneficia mais de 300 crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos, dos quais um terço, praticam o Karatê. As aulas do projeto ocorrem na quadra do bairro Urbis e do bairro Bela Vista.

Fotos: Arquivo pessoal

Relacionados

A 1ª edição do evento, que acontece a partir das 14h30, busca difundir a prática do skate e agitar a cena esportiva poçoense...

Fone nos ouvidos, play na música. O som preenche os pensamentos de Karina Ribeiro e embala seus passos. Agora sim, com o resto do mundo em segundo plano, ela está...

Dentre as muitas paixões em comum, os irmãos Alex e Alan Conceição, compartilham também o interesse e entusiasmo pela prática de xadrez. Hoje, Alex Conceição é professor e artista, mas...

Pular para o conteúdo