Atriz poçoense concorre ao prêmio de melhor atriz em festival internacional, pela atuação em Rosa Tirana

Por Leila Costa
Publicado em 08/06/2022

A atriz poçoense, Kiara Rocha de 13 anos, está concorrendo ao prêmio de melhor atriz no Gran Premio FANTLATAM no 13° Cinefantasy-Festival Internacional de Cinema Fantástico, festival que acontece entre os dias 07 à 11 de junho na cidade de São Paulo. Kiara Rocha foi indicada ao prêmio pela sua atuação no longa Rosa Tirana dirigido pelo poçoense Rogério Sagui.

No enredo, Kiara Rocha interpreta Rosa, personagem principal da obra e primeiro trabalho da carreira da atriz. Quando deu vida à Rosa, Kiara tinha apenas nove anos, ela conta que participar de Rosa Tirana foi algo mágico. “Depois de Rosa eu percebi que meu mundo precisava da arte, que eu precisava da atuação”, diz.

Kiara Rocha sempre quis ser atriz, ela conta que desde de pequena brincava de atuar com as amigas. “Atuar era uma coisa que me aconchegava, então quando Rogério veio com a ideia, eu vi que podia ser real e eu aceitei participar”.

O FANTLATAM- Aliança Latino-Americana de Festivais de Cinema Fantástico objetiva a união de festivais de cinema fantástico e a promoção da troca de experiências culturais. Para Kiara, a indicação ao prêmio é uma oportunidade para novos trabalhos e para a sua carreira. “Com esse prêmio vejo que muitas portas irão se abrir, só de estarmos correndo já é uma grande vitória e meu mudo com a atuação, com a arte depois de Rosa, está sendo muito bom”, diz. 

Kiara Rocha como Rosa, nas gravações de Rosa Tirana

Para Rogério Sagui, as indicações são fundamentais para a cultura da cidade e do estado, bem como para futuros produtores do município, dado a visibilidade que o evento traz. “Isso fará com que os jovens cineastas de nossa cidade, acreditem que é possível produzir bem aqui na cidade de Poções”, diz.

Rogério Sagui, que atualmente é um dos diretores da nova novela das 18 horas da Rede Globo e já dirigiu outros trabalhos, entre eles o documentário Memórias de um Quilombo Vivo, lembra que a cidade de Poções é terra de outros cineastas conhecidos no mundo da Sétima Arte. “É a cidade do Geraldo Sarno, Tuna Espinheira e do Fernando Belens, todos cineastas com um trabalho de nível internacional. Nossa cidade tem um potencial incrível! O que falta é mais incentivo do poder público e leis que beneficiam o audiovisual do município”, conta.

A premiação acontece no dia 11 de junho. Rosa Tirana foi indicado em cinco categorias, além da categoria de melhor atriz, concorre também em outras quatros categorias, incluindo a de melhor filme na categoria longa-metragem, a de melhor roteiro, melhor direção, com Rogério Sagui e melhor ator para o ator José Dumont.

Filme Rosa Tirana foi indicado em cinco categorias

Confira a lista das atrizes indicada ao prêmio Gran Premio FANTLATAM como melhor atriz:

Justina Bustos por a atuação em Matar Al Dragon

Kiara Rocha por a atuação em Rosa Tirana

Maca Suárez por a atuação em Pussycake

Maria Soldi por a atuação em Los Que Vuelven

Marilu Marini pre a atuação em Nocturna

Moro Anghileri por a atuação em Al Tercer Dia

e Stefania Tortorella por a atuação em Muerto Con Gloria

Foto de Capa: Arquivo Pessoal Rogério Sagui

Relacionados

Jovens de Poções são destaques no concurso Miss CNB 2024

Mostra Cine Coreto promove acesso ao cinema em escolas rurais de Poções

Mandatos coletivos: uma nova maneira de pensar o legislativo poçõense

Pular para o conteúdo