O início de um novo ano letivo pode ser, para os estudantes, – seja do ensino infantil, fundamental ou médio, da rede pública ou privada – a oportunidade de viver novas experiências; desbravar conhecimentos até então desconhecidos; fazer amizades; descobrir mais sobre si mesmo; dentre tantas outras vivências. Contudo, essa fase que deveria ser um percurso comum na vida de todo jovem, muitas vezes é afetada pela falta de acesso a recursos básicos, como roupas, sapatos e materiais escolares que contribuem para uma educação digna e de qualidade.
Levando em conta essa realidade, os coletivos Nós da Diversidade e Mães da Resistência se uniram para planejar e colocar em prática a primeira edição da ação social “Lápis e Caderno na Mão”, que busca ajudar estudantes em situação de vulnerabilidade com doações de roupas e kits escolares. Como uma das organizadoras da campanha, e membro do Coletivo Mães da Resistência, Janaína Brito, explica que esse é um evento mais do que especial, em que mães, filhos, filhas e filhes se unem em prol de um objetivo tão importante: promover inclusão e apoio à educação.
A campanha teve início no dia 17 de fevereiro e deve durar até o final do mês de março. Janaína Brito considera esse um período significativo para a arrecadação das contribuições. Além disso, a duração da campanha leva em conta o início do ano letivo, para que os alunos que necessitam dos materiais não precisem esperar tanto tempo para receber os kits. A população pode ajudar a campanha doando materiais escolares novos ou usados – como livros didáticos –, bem como roupas novas ou usadas, mas que estejam em bom estado.
As coletas acontecem em pontos fixos da cidade, como a loja Erica Explosão e no endereço Rua Arlindo Vieira da Silva, número 264 AB no bairro Alto do Recreio. Também é possível contribuir com dinheiro através de transações por PIX, nesse caso, e para outras formas de colaborar com a campanha, basta entrar em contato com Janaína Brito por meio do número (77) 99932-1090. “As doações serão distribuídas de maneira equitativa, priorizando famílias em situação de vulnerabilidade, garantindo que os materiais escolares e roupas alcancem quem mais necessita”, conta Janaína Brito.
Para chegar até essas famílias, a equipe responsável pela campanha pretende buscar apoio nas escolas, a fim de identificar os estudantes que realmente necessitam dos materiais. Janaína Brito explica também que já recebeu pedidos de muitas mães, que ao ficarem sabendo da ação, a procurou em busca das doações. “Meu celular não está parando de mães pedindo ajuda, principalmente mães de criança pequenas, buscando até mesmo apoio em blusas de frio, além do material escolar. Precisamos muito que a sociedade compreenda que juntos seremos mais fortes para podermos ajudar mais famílias”.
Janaína Brito acredita que a campanha Lápis e Caderno na Mão tem potencial de desempenhar um papel importante no município, por ser uma forma de dar suporte às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade. “Além de garantir o acesso a materiais educacionais e roupas, ela [a campanha] fortalece os laços comunitários, promovendo solidariedade e demonstrando o poder transformador da colaboração coletiva”, conclui.
Foto de Capa: Arquivo pessoal