Nas noites dos dias 20 e 21 de julho, acontece na praça do Divino o Encontro de Quadrilhas Juninas de Poções. O concurso reunirá 10 juninas na disputa pelo 1°, 2° e 3° lugar da premiação
As quadrilhas juninas fazem parte das Festas de São João, e são, em Poções, uma tradição que persiste ao longo dos anos. O encontro de quadrilhas deste ano, além de representantes do município, também contará com a participação de juninas de outras cidades. As participantes se inscreveram por meio do edital público que foi divulgado na segunda-feira (15/ 07) e encerrou na quinta-feira (18).
Nesta edição, serão premiadas a primeira, segunda e terceira colocadas que receberão o prêmio de 5 mil, 3 mil e 2 mil reais respectivamente, e mais um troféu para cada colocação. Além disso, serão premiados com troféus: o melhor casal de reis; melhor casal destaque; melhor marcador (a); melhor enredo e melhor casal de noivos.
Em edições anteriores, os Festivais de Quadrilhas aconteciam nos meses de junho e nos últimos anos a data foi adiada para os meses de julho. De acordo com a organização, a mudança aconteceu por o mês de junho ser uma data concorrida no calendário municipal, com a realização de outras festas.
O Encontro de Quadrilhas de Poções é uma oportunidade para as juninas do município mostrarem ao público os seus trabalhos. As juninas Seguidores da Fé e Raízes do Sertão estão entre as dez quadrilhas juninas que se apresentarão no sábado e domingo.
Tim Borges, quadrilheiro da junina Seguidores da Fé, conta que o evento é uma oportunidade para mostrar ao público o trabalho que foi construído com o apoio da população. “É muito importante dançar aqui, porque aqui é nossa origem, é onde nascemos, onde nos criamos, de certa forma é o nosso ninho, nossa barriga. E a sensação é justamente isso, de está de volta para casa e fazer a nossa última apresentação desse espetáculo para o nosso povo”.
A junina Seguidores da Fé, em 2024, traz no enredo a religião, mais especificamente as religiões afro. Com o tema “O Chamado das Águas”, a história fala de um sertanejo que em um determinado momento recebe uma visita de um Encantado, que vem até ele em sonho e o leva a viver momentos. Tim Borges conta que o enredo foi bem recebido pela população das cidades em que já competiram, mas sentiu resistência por parte dos jurados.
“Eu espero do público poçoense o afeto, o abraço e o acolhimento que tivemos em outras cidades, não posso dizer o mesmo dos jurados, trabalhamos com a temática de cunho religioso e, assim, o sentimento que eu tive, diante dos resultados, é que de certa forma houve um pouco de preconceito, não posso afirmar com exatidão, mas foi o que eu pressenti nas nossas andanças e espero muito que aqui seja diferente”.
Para Marcos Zinha, quadrilheiro da Raízes do Sertão, o concurso é um momento de fortalecimento da cultura popular. “A importância é essa, de estarmos sempre fortalecendo o movimento cultural, e assim, dentro da nossa cidade ainda mais, porque trabalhamos aqui durante o ano, e em uma boa parte do ano, sentimos muita ausência do nosso público voltada para essas áreas do tradicionalismo das quadrilhas, entre outros segmentos culturais. Então é de suma importância que nossos jovens, principalmente, tenham conhecimento e vejam o quanto nos dedicamos e o quanto procuramos mostrar um trabalho diferenciado dentro da arte junina”.

A junina Raízes do Sertão já foi premiada em competições de outras cidades em 2024 e leva para o público o tema do reisado. Para Marcos Zinha, as premiações do município seguem a média de outros lugares que já passaram. “Talvez lá fora, em outras cidades, o pessoal já tem uma parceria com outros órgãos que lhes fornecem ou estruturam melhor os concursos, mas de certa forma a nossa cidade não deixa de fazer, e isso que é o importante”.
Tim Borges ressalta a importância das premiações dos festivais. “É um valor que está na média, o que eu achei um pouco apertado foi a data do lançamento do edital da inscrição até o momento do festival, acho que poderia ter sido lançado um pouco antes, para que pudessemos nos preparar melhor, convidar outras juninas com antecedência e essas juninas pudessem se organizar para estar presente aqui no evento. Mas eu não tenho dúvida que será um evento maravilhoso e o público pode esperar coisa boa”.
As apresentações acontecerão no sábado a partir das 19h e no domingo a partir das 17h, na Praça do Divino. O evento é gratuito e aberto a toda comunidade.
Foto de Capa: Seguidores da Fé- reprodução da internet