Neste domingo (18/08), acontece em todo o país o Concurso Público Nacional Unificado (CNU). Ao todo, o concurso conta com 2,14 milhões de pessoas inscritas para as 6.640 vagas disponíveis. A Bahia está entre os estados com mais inscritos, com 162.701 candidatos.
A aplicação da prova acontece em 228 cidades de todo o Brasil. A abertura dos portões será às 7h30 e o fechamento às 8h30. O início da aplicação da prova será às 9h e a duração é de 2h30. Os inscritos podem acessar a área do candidato para sanar dúvidas ou confirmar o local de prova.
O CNU é um novo modelo de seleção de servidores públicos criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Essa nova abordagem realiza concursos públicos simultâneos em todos os Estados e no Distrito Federal para preencher cargos efetivos na Administração Pública Federal.
Com 9973 inscritos, Vitória da Conquista é a quarta cidade da Bahia com mais candidatos para a realização do concurso e é a cidade que os inscritos do município de Poções irão realizar as provas. A estudante de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Edilaine Rocha, está entre os inscritos que farão a prova em Vitória da Conquista. “Minha expectativa para o concurso é alta, especialmente em relação à classificação, número de vagas e aos órgãos disponíveis para trabalho. Há muitas vagas e órgãos oferecendo oportunidades.”
Sobre as informações de local de prova e horário, Edilaine afirma estar alerta para evitar qualquer problema. “Em relação às datas, estou bem atenta, então está tudo tranquilo quanto aos dias, local de prova e horários. Estou prestando bastante atenção a isso e já conferi meu local de prova.”
Em relação à divulgação da mudança de data, a universitária acredita que a divulgação não foi tão efetiva. “Em relação à divulgação, acho que vi uma notícia em algum lugar mencionando que a nova data já havia sido decidida. Acabei descobrindo a nova data e os locais de prova ao verificar minha página do participante. No entanto, não percebi muita divulgação. Para mim, especificamente, a divulgação do novo local de prova foi quase nula.”
Foto de Capa: Freepik