Escritor conquistense lança seu primeiro livro de poesias 

Por Daniela Palmeira
Publicado em 08/09/2023

Desde a infância, alguns sonhos marcaram a vida de Baktalaia Leal. Um deles, o de ter uma grande biblioteca, surgiu da sua fixação pela leitura. “Eu sempre gostei de ler, então eu me lembro criança lendo tudo que caia em minhas mãos”, conta. Apesar de não ter tido acesso a muitos livros, Baktalaia Leal lia tudo aquilo que estivesse ao seu alcance enquanto juntava as moedas para a futura biblioteca. Como um sonho leva a outro, depois de conhecer histórias e desbravar universos literários, o desejo de poder criar e contar suas próprias histórias também se fez presente em sua vida.

“Minha experiência de escrita começa com uma grande paixão de experiência de leitura.” Guiado por esse sentimento, aos 13 anos começou a escrever suas primeiras histórias, e chegou a mandar algumas delas para autores brasileiros que admirava. Ainda guarda com carinho na memória as palavras de incentivo que recebeu. Ao longo do tempo, na escola, faculdade e como professor, Baktalaia Leal não deixou de escrever e procurou se aventurar pelos mais variados gêneros. 

Atualmente Baktalaia Leal mora em Vitória da Conquista, atua como professor do curso de Letras da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e conseguiu realizar os sonhos que carregava consigo durante a juventude. A sua biblioteca hoje ocupa um lugar especial, com estantes repletas de histórias, conhecimentos e mundos. A escrita sempre o acompanhou, chegou até a publicar alguns textos e trabalhos acadêmicos, mas é com o lançamento do seu primeiro livro de poesias intitulado Quando os detalhes sobem na garupa, que seu sonho toma forma. O lançamento de Quando os detalhes sobem na garupa acontecerá no dia 16 de setembro às 19h,  em um evento na cafeteria Morioka em Vitória da Conquista.

Entre poesias e redes sociais: o nascimento do primeiro livro

Em 2021, Baktalaia Leal criou um perfil no Instagram para divulgar alguns de seus textos. A iniciativa partiu de pedidos de amigos e conhecidos que já haviam tido contato e gostavam do trabalho do escritor. “Eu fui publicando os aforismos, poemas narrados e aquilo foi ganhando uma certa proporção, (…) de uma hora pra outra eu comecei a ganhar mil seguidores por dia”. Baktalaia Leal ficou surpreso com o alcance e repercussão das postagens e alcance do perfil, chegou a se perguntar se aquilo era realmente possível, mas a resposta que recebeu do público desfez suas dúvidas.

Depois de cerca de dois anos publicando no perfil da rede social, o autor viu nos posts o caminho para criar um livro, com base naquilo que já havia escrito. “Chegou um momento que eu disse: ‘poxa esse material todo dá pra fazer um livro’”. Baktalaia Leal então começou a reunir os poemas de modo que juntos construíssem uma mensagem em comum ao longo do livro, e levasse o leitor a pensar sobre o vazio, a saudade, recomeços, as outras pessoas, o contato, o toque e os sentidos.

Livro Quando os detalhes sobem na garupa

Quando os detalhes sobem na garupa, é um livro que parte do ponto de vista intimista para trazer uma temática filosófica sobre o autoconhecimento e o conhecimento do outro, explica o escritor. Ele espera deixar em cada leitor mais do que a sensação de um bom livro lido, mas o sentimento de ser provocado. “Toda poesia termina tendo um viés, um tema, uma temática, uma proposta, uma ideia e não necessariamente uma resposta, mas uma provocação”

Publicado pela editora Mondrongo, o livro conta com recursos que unem as páginas de papel ao perfil no Instagram de Baktalaia Leal, o objetivo é possibilitar uma nova experiência para o leitor. Para isso, alguns poemas do livro vêm acompanhados de um QR Code que direciona para poemas narrados pelo autor em sua conta na rede social. “A pessoa (…) pode não só ler, mas ouvir e ver a poesia. É uma forma de conectar as diversas linguagens”, conta.

Ainda que esse seja seu primeiro livro de poesias publicado, Baktalaia Leal já tem ideias para futuros lançamentos. A ideia é que Quando os detalhes sobem na garupa seja o primeiro livro de uma trilogia que pretende construir. Para o escritor, é importante pensar no futuro e naquilo que almeja produzir, pois sua pretensão não é apenas lançar um livro, mas construir uma carreira.

A vontade de Baktalaia Leal é que seu livro seja bem recebido e tenha uma boa aceitação na esfera literária, pois mais do que ser reconhecido ou famoso, o maior desejo é o de ser lido. Por isso, o lançamento do livro será um momento especial para o autor. Após o lançamento, Baktalaia Leal já tem uma agenda de eventos literários que irá participar até o fim do ano, em diferentes cidades como: Caetité, Brumado e Itabuna.

Relacionados

Mostra Cine Coreto promove acesso ao cinema em escolas rurais de Poções

Formação sobre Programa Nacional Aldir Blanc acontece nesta sexta-feira

3° edição do Puta Show promove diversidade na praça da juventude 

Pular para o conteúdo