Filme de diretor poçoense estreia nos cinemas

Distribuído pela Umbuzeiro Filmes, Rosa Tirana será exibido a partir desta quinta-feira em Salvador, no Cine Glauber Rocha.
Por Daniela Palmeira
Publicado em 11/12/2024
Foto: Arquivo pessoal

Depois de ganhar destaque em grandes festivais, Rosa Tirana chega às telas dos cinemas baianos. As primeiras exibições acontecem no Cine Glauber Rocha em Salvador, com estreia nesta quinta-feira (12/12), mas continua em cartaz até o dia 25 de dezembro. A distribuição do filme acontece por meio da  Umbuzeiro Filmes, distribuidora baiana que também planeja levar Rosa Tirana a outras salas de cinema espalhadas pelo estado.

O filme – primeiro longa-metragem de Rogério Sagui – foi gravado e produzido em Poções, e conta com a contribuição de diversos artistas da região. A trama narra a história de Rosa, uma menina que vive no sertão nordestino com a mãe e o avô, e que, diante do período de seca que assola a região, pouco tem para a sobrevivência. Por isso, Rosa decide fugir à procura de Nossa Senhora Imaculada, a fim de que ela ajude a sua família. O filme é protagonizado pela atriz poçoense Kiara Rocha e participação especial do ator José Dumont. 

A mistura entre fé e fantasia, assim como a forma em que Rosa Tirana representa o sertão nordestino, foram elementos essenciais para que o longa fosse o primeiro escolhido pela Umbuzeiro Filmes para iniciar seu trabalho de distribuição de filmes. “Rosa Tirana foi o primeiro porque teve um grande destaque em festivais, é um filme poçoense que dialoga muito com a cultura do sertão e que, de alguma forma, representa muito a Umbuzeiro no sentido temático, estético e experimental também”, explica o coordenador de distribuição, Daniel Leite Almeida.

Para o diretor e roteirista, Rogério Sagui, ver Rosa Tirana nos cinemas sempre foi um sonho, no qual ele nunca deixou de acreditar. “É uma sensação muito boa realizar esse sonho, algo que sempre desejei para este filme”, conta. Sagui também reconhece a importância de ver produções independentes ocupando o cinema. “O cinema que sempre retratou o nosso país em histórias e estética foi, em grande parte, o cinema independente. Por isso, vejo esse momento como um passo rumo à consolidação desse tipo de produção.”

A distribuidora Umbuzeiro Filmes é a primeira do interior da Bahia e nasceu justamente com este intuito. “Nosso principal objetivo é dar visibilidade às produções cinematográficas desenvolvidas fora dos grandes centros urbanos, fortalecendo o cinema do interior e levando histórias e realidades de diversas partes do Brasil para as salas de cinema, além de espaços alternativos de exibição como cinemas de rua, por exemplo”, relata o coordenador de comunicação, Afonso Ribas.

Com financiamento da Lei Paulo Gustavo, a distribuidora está com uma leva com cinco filmes que serão distribuídos até 2025, sendo quatro documentários e um longa-metragem de ficção. Afonso Ribas explica que os filmes têm em comum o forte teor histórico, social e político. “A gente acredita que ao colocar essas produções nas telas, estamos criando condições para que as pessoas e realizadores audiovisuais de cidades como Conquista, Poções, entre outras, se vejam representadas.”

Futuras exibições acontecerão em Jequié, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Itabuna e Guanambi. Além dessas cidades, Daniel Leite Almeida revela que a distribuidora está em processo de mapeamento e negociação, a fim de alcançar mais cidades e salas de cinema.

Relacionados

A ancestralidade e resistência na capoeira do poçoense William Silva  

Inscrições para Aldir Blanc Bahia estão abertas até 15 de novembro 

Clubes de leitura incentivam o gosto pela literatura em Poções 

Pular para o conteúdo
agen toto play toto togel toto 5000 toto slot situs toto situs toto situstoto situs toto toto togel situs toto bo togel terpercaya togel deposit 5000