Neste domingo (23/03), acontece a 1ª edição do Game of Skate, evento que ocupará as pistas da Praça da Juventude a partir das 14h30. Organizado pela Associação Poçoense de Skate (APS), juntamente com atletas locais, o evento busca incentivar os atletas da cidade e da região, além de dar visibilidade à cena do skate em Poções.
Interessados em participar da competição, devem realizar as inscrições no local, no valor de dez reais. Em sequência, será realizado um aquecimento e terão início as rodadas da competição, que contemplarão duas categorias: mirim, para atletas de até 14 anos e open, para atletas de todas as idades. Ambas as categorias não serão separadas por gênero, o que será considerado é o “rolê”, ou seja, o nível de habilidades e o estilo do atleta.
O modelo de competição do Game of Skate baseia-se em manobras de solo, começando com um simples jogo de sorte, para definir quem iniciará a partida. O primeiro competidor, chamado de puxador, realiza uma manobra e os jogadores adversários buscam reproduzi-la. Quando o puxador erra a manobra, ele passa a vez para outro jogador ser o puxador da partida. O jogador adversário que errar a manobra do puxador, vai recebendo uma letra a cada erro, até formar a junção S.K.A.T.E. O puxador que conseguir fazer com que o adversário obtenha mais letras, vence o Game of Skate.
De acordo com os organizadores, a 1ª edição do Game of Skate promete ser uma oportunidade de fortalecer a cultura do skate em Poções, incentivando novos talentos e fortalecendo a cena no município. O evento também promete trazer competição e entretenimento de qualidade para os presentes. “A nossa cidade tem muito potencial, e acreditamos que a realização desses eventos vai estimular cada vez mais os skatistas[…]. A comunidade do skate existe na cidade desde os anos 2000, ou até antes, e permanece até hoje. Temos que valorizar essa cultura do skate em Poções,” comenta Matheus Raimundo de Sousa, organizador do evento.
Não é a primeira vez que acontecem eventos de skate em Poções. As iniciativas começaram logo após um período de decadência da cena local, quando atletas poçoenses partiam para campeonatos em outras cidades. Entretanto, os eventos mais recentes ocorreram nos anos de 2017 e 2019. Com isso, nos últimos três anos, visando retomar a visibilidade da cena, skatistas locais começaram a realizar pequenas etapas, até alcançarem os maiores níveis, como o Circuito Poçoense, homologado pela Federação de Skate da Bahia (Feseb).
O evento foi uma etapa relevante, que garantiu ao vencedor Thiago Nunes, de Feira de Santana-BA, o acesso ao STU Nacional 2024, ocorrido em Porto Seguro-BA. Além disso, também impulsionou a carreira do atleta poçoense Igor Neves, segundo colocado no Circuito Poçoense. Juntamente com Thiago, ele disputou o Campeonato Nacional em Santos-SP.

O Skate como esporte
O skate é uma prática desportiva, que ganhou espaço no Brasil nos anos 70, e teve como ponto de partida as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. No contexto de um governo autoritarista, ser skatista no Brasil era sinônimo de vadiagem. Sem espaços apropriados e sem incentivo social, os praticantes passaram a ocupar ruas e praças, o que já os fizeram enfrentar repressões por parte das autoridades.
Esse cenário começa a mudar a partir dos anos 2000, quando surge a Confederação Brasileira de Skate (CBSK). Pesquisas realizadas pelo Instituto Datafolha apontaram quase 3 milhões de skatistas no Brasil, na época. Logo, centenas de pistas passaram a ser construídas em todo território nacional, trazendo avanços significativos à prática do esporte.
No ano de 2016, o Comitê Olímpico Internacional (COI) oficializou que o desporto seria integrado aos jogos olímpicos. A modalidade foi implementada em 2020, quando Tóquio, capital japonesa, sediou as competições. O skate passou a ter relevância internacional, colaborando para a quebra de habituais preconceitos alimentados por décadas.
Em Poções, a prática do esporte ganhou mais espaço a partir do ano de 2016, quando foi construída a pista de skate, localizada na Praça da Juventude. Desde então, o local é atração para atletas locais e regionais e, segundo a APS, tem um diferencial marcante, de ser mais completa que outras pistas da região, sendo composta por diferentes níveis de obstáculos para a realização das manobras.
Um futuro possível para a cena
A APS, em parceria com os atletas locais, está iniciando um projeto social para a criação de uma escolinha de skate sem fins lucrativos. O objetivo é incentivar e promover a prática do esporte no município, atraindo novos adeptos para aprender a deslizar sobre rodas.
Os interessados em participar, não precisam necessariamente ter um skate. Os atletas garantem que disponibilizarão suas próprias pranchas para os alunos, durante o período de aulas. Com esse incentivo, os atletas esperam encontrar novos talentos que representarão o município em campeonatos regionais e estaduais, além de, segundo a APS, garantir a permanência da cultura no município.