Neste domingo, 18/08, acontece mais uma Escalada à Serra do Ouro. Este ano o evento chega a sua 14ª edição e conta com trilhas a pé e de bicicleta. A escalada acontecerá durante todo o dia, sendo a concentração do público às 6h30 da manhã no Point do Atleta, para a saída rumo a Serra do Ouro. Todo o percurso da trilha terá à disposição dos participantes pontos de apoio com água e frutas, e uma ambulância para prestar socorro em caso de emergência. Além disso, ao fim da trilha, na chegada em Poções, será servida uma feijoada. O evento é gratuito e aberto ao público.
Localizada no município de Iguaí, a Serra do Ouro atrai – além da tradicional romaria que já faz parte da cultura do lugar – esportistas de toda região, que buscam se aventurar nas trilhas e apreciar as paisagens naturais da serra. Foi pela curiosidade em conhecer esse famoso percurso, que o empresário e ciclista Marcelo Dias da Silva e outros colegas do grupo “Canela Seca” se reuniram para realizar a sua primeira escalada à Serra do Ouro. Apesar da distância e dificuldades ao longo do trajeto, Marcelo acredita que tudo foi recompensado com a vista do alto da serra. A primeira experiência foi mais do que suficiente para que o ciclista começasse a fazer, todos os anos, a escalada ao local.
Há cerca de cinco anos, Marcelo está à frente do evento como principal organizador. Ele cuida de toda a logística para transportar os participantes, providenciar alimentação, primeiros socorros, ambulância e demais detalhes da estrutura. Por isso, para participar da escalada, seja em grupo ou individual, é preciso entrar em contato diretamente com Marcelo, para que ele registre a presença de cada um e para que todos possam aproveitar o caminho.
Este ano, a expectativa de público é de 200 a 300 pessoas. A funcionária pública Regina Sampaio participará do evento pela primeira vez neste domingo e diz estar ansiosa para conhecer o percurso. Ela está entre aqueles que farão a trilha a pé e conta que apesar de já ter o costume de fazer ao menos duas trilhas por ano, essa experiência será diferente e desafiadora, principalmente por ser um percurso longo. “Espero conseguir fazer todo trajeto”.
Já o ciclista Luis Felipe Oliveira é praticamente um veterano na escalada à Serra do Ouro. Ele participou do evento nos anos de 2022 e 2023, e também participará desta edição. “A experiência é incrível, porque nós conseguimos juntar os amigos de outras cidades. É um momento único para encontrar os amigos e fazer uma festa no pedal”.
Além de conhecer o percurso, Luis Felipe é recordista. Ano passado deixou sua marca na Serra do Ouro como o ciclista que completou o trajeto com o menor tempo. A expectativa de Luis Felipe para o próximo domingo é a melhor possível. Ele espera manter seu título e aproveitar a trilha ao lado dos seus amigos.
Marcelo destaca algumas orientações importantes para quem pretende participar da escalada, com segurança e cuidando da saúde como: levar sua garrafa de água, utilizar protetor solar, roupas e calçados apropriados, e ir sem pressa para voltar. Recomenda ainda aos participantes que estejam atentos aos cuidados com a preservação do ambiente, e evite o descarte de plásticos, papel e qualquer tipo de lixo no local.
Foto de Capa: Arquivo Pessoal