Entre os dias 20 e 26 de abril, a cidade de Ipiaú–Ba, receberá o 2º Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia. O evento reunirá profissionais, estudantes e agentes do audiovisual dos 27 territórios de identidade da Bahia. Promovido pela Associação do Setor Audiovisual do Sudoeste da Bahia (Sasb) e produzido pela Voo Audiovisual, de Ipiaú, o encontro já está com inscrições abertas e podem ser feitas gratuitamente.
Visando fortalecer o cinema produzido fora dos grandes centros urbanos, o evento reivindica a criação de políticas públicas de fomento ao setor. A programação inclui debates e um fórum para a troca de experiências, conectando profissionais e interessados no audiovisual do interior baiano.
Para o produtor executivo do evento e diretor de projetos da Voo, Edson Bastos, o evento é necessário para as trocas de experiências e fortalecimento do setor. “Ao trazer cineastas, produtores, pesquisadores e outros agentes culturais para um mesmo espaço de troca, conseguimos criar estratégias conjuntas para fortalecer a cadeia produtiva do cinema nos interiores, gerando um impacto cultural e econômico significativo para essas regiões”, destaca.
Nesta edição, o encontro levará como novidade a realização das rodadas de negócios, onde participantes do evento poderão apresentar projetos para 17 empresas do audiovisual, incluindo produtoras e distribuidoras e receber avaliações sobre as propostas, com a possibilidade de atrair investimentos. As inscrições da etapa já foram encerradas.
Um atrativo será a programação conjunta com 4º Circuito Cine Éden, que desde 2014 realiza apresentações de filmes, debates e oficinas na cidade de Ipiaú. Durante sete dias do fórum, produções nordestinas e baianas serão destaques nas exibições do evento. A partir deste ano, todas as edições do Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia serão realizadas em conjunto com eventos de cinema, essa novidade busca democratizar o acesso à cultura, com o intuito de fomentar a cadeia produtiva do audiovisual nos diferentes territórios do estado.
O Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia é realizado com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, via lei Paulo Gustavo de incentivo nacional ao setor. Ao final das atividades, será elaborada uma nova carta para reforçar reivindicações do documento feito na primeira edição, em 2023, como a criação de editais específicos para produção audiovisual nos interiores do Brasil e a reforma e construção de novas salas de cinema independente.