Na última semana de agosto, aconteceu a final do Concurso Nacional de Beleza Miss Bahia CNB, em Salvador, no espaço Meriam Gallo Barouh. Poções teve duas representantes na competição, a Miss Jôsy Ketlen Oliveira de 20 anos e Maria Luiza Sousa de 19 anos.
Ao concorrer com mais 18 candidatas, a poçoense Jôsy Ketlen alcançou o top três da competição e consagrou a cidade de Poções como um destaque no concurso, levando o título de bronze no Miss Bahia CNB 2024. Este ano não teve a edição Miss Bahia CNB Teen, como substituição aconteceu uma aclamação e a poçõense Maria Luiza foi aclamada e levou o título de Miss Bahia CNB Teen 2024.
De acordo com o coordenador do Miss Poções, Rafael Alves, a competição é uma oportunidade para promover a cidade. “É muito importante para a cidade de Poções estar na competição em busca de um título, pois isso dá visibilidade ao município, mostrando a cultura, a beleza e a riqueza da nossa região”. Além disso, o concurso é um espaço de sinceridade e espontaneidade do que é belo. “Acredito que o concurso ajuda na aceitação, pois é uma oportunidade para mostrar quem você realmente é. Minha orientação é que as meninas levem sua beleza natural para o concurso, tanto interna quanto externamente, sem tentar criar ou inventar algo que não são.”
Em relação ao sentimento de participar da competição, Josy Ketlen frisa que sempre teve vontade de participar, e que a Miss Poções do ano passado é uma inspiração. “Eu sempre amei o mundo da moda, meu sonho sempre foi ser modelo, então ano passado acompanhei toda a trajetória da Clarissa Heloanny, nossa miss Bahia 2024, e me encantei. Em agosto surgiu a oportunidade de participar.”
No top três do concurso, Jôsy declara sua felicidade em representar sua terra. “Muito feliz e orgulhosa, Poções merece reconhecimento.”
Maria Luiza, em seu primeiro título, declara sua satisfação em levar a aclamação como representante da Bahia na competição. “Foi extremamente gratificante, porque realizei um sonho, é uma sensação incrível estar representando, não apenas o município, mas, agora o estado da Bahia”.
Um dos pilares que movem os concursos de beleza são as preocupações com ações sociais, como afirma Rafael Alves. “A mídia também desempenha um papel essencial ao promover projetos sociais. Nosso objetivo é unir beleza e responsabilidade social, levando os projetos daqui para outros lugares, o que é fundamental para o crescimento do município.”
Pensando nisso, a Miss Jôsy Ketlen é idealizadora de um projeto social que tem como foco a saúde mental das pessoas. “Eu criei o projeto ‘Seja Você’, que visa melhorar a qualidade de vida de pessoas que sofrem com vulnerabilidade social, ansiedade e depressão.”
Já Maria Luiza está no processo de construção do seu projeto social, a modelo salienta que sempre foi inclinada a ações beneficentes principalmente voltadas a animais de rua. “Sou uma pessoa extremamente ligada a causas sociais, especialmente aquelas relacionadas a animais de rua, pois isso me comove profundamente. Sempre que possível, tento divulgar essas causas nas minhas redes sociais.”
O processo seletivo para participação no concurso começa com a inscrição da candidata no site oficial do CNB. Após a inscrição, a coordenação do concurso entra em contato para realizar uma série de entrevistas, que podem ser conduzidas por videoconferência ou chamada de vídeo. Durante essas entrevistas, a equipe avalia se a candidata possui os requisitos necessários para participar do concurso. A decisão final sobre a participação da candidata, incluindo se ela representará o município, é feita pela coordenação do Miss Bahia, sediada em Salvador.
O coordenador do Miss Poções geralmente indica meninas que podem ter aptidão para participar. “Eu geralmente indico cinco candidatas que acho que têm potencial, e a partir dessas, eles escolhem uma para a categoria Teen e outra para a adulta.”
Fotos de Capa: arquivo pessoal