Mostra Cine Coreto promove acesso ao cinema em escolas rurais de Poções

Por Nataly Leoni
Publicado em 05/09/2024

Alice dos Anjos é a obra escolhida para os três dias de exibições em escolas rurais do município

Nos dias 6, 13 e 20 de setembro serão realizadas as exibições da Mostra Cine Coreto – Educação em Movimento, uma iniciativa do Site Coreto que visa levar a experiência das salas de cinema para dentro das escolas públicas de ensino fundamental situadas na zona rural do município de Poções, de forma gratuita. O projeto busca fomentar o acesso à produção audiovisual brasileira, especialmente à produção baiana, e ampliar o horizonte cultural da comunidade escolar rural.

O cinema é uma ferramenta poderosa de reflexão, entretenimento e aprendizado, capaz de promover discussões que ampliem a compreensão dos espectadores sobre sua própria realidade e a diversidade cultural que os rodeia. No entanto, a carência de salas de cinema no interior da Bahia restringe o acesso de muitas comunidades à cultura cinematográfica, especialmente aquelas mais distantes dos grandes centros urbanos.

Dados do Observatório de Cinema e Audiovisual (OCA) revelam que, dos 417 municípios baianos, o estado dispõe de apenas 121 salas de cinema, a maioria concentrada em Salvador, que possui 64 salas. No interior, as 57 salas restantes estão localizadas em poucas cidades, como Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Eunápolis, Alagoinhas, Ilhéus, Juazeiro, entre outras. 

Já em Poções não tem nenhuma sala de cinema, o que obriga seus moradores a viajar cerca de 65 quilômetros até Vitória da Conquista, a cidade mais próxima com essa estrutura, um deslocamento que representa um custo considerável para muitas famílias, especialmente para aquelas que vivem na zona rural.

Considerando esse cenário, com o apoio da Lei de incentivo cultural Paulo Gustavo, a equipe do Site Coreto desenvolveu o projeto da Mostra Cine Coreto com o objetivo de usar o cinema como um meio de promover coesão social, reunindo alunos, professores e funcionários para compartilharem ideias, opiniões e reflexões.

As exibições serão realizadas em Morrinhos, na Escola Municipal Cônego Pithon no dia 6 de setembro, no Bezerro, na Escola Municipal Alvino Ferreira Paiva na semana seguinte (20/09) e em Bandeira Nova, no Instituto de Educação Manoel Padre no dia 20 do mesmo mês. 

Alice dos Anjos, do diretor Daniel Leite de Almeida, e produzido pela Ato 3 Produções, uma produtora de audiovisual independente do município de Vitória da Conquista, foi a obra escolhida para as três exibições. O longa-metragem infanto-juvenil é um musical inspirado em “Alice no país das maravilhas” de Lewis Carroll, e em “Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire, porém, ambientado no nordeste.   

Ao levar a experiência do cinema, e principalmente com um fator de identificação  com uma produção como essa para as escolas rurais, a Mostra Cine Coreto – Educação em Movimento pretende estimular a criatividade e o pensamento crítico, contribuindo para o fortalecimento da educação e para a promoção de um acesso mais justo à cultura e ao conhecimento.

Raquel Rocha, diretora do Site Coreto, afirma que essa é uma oportunidade de democratizar o acesso à cultura, levando a experiência cinematográfica para o público infantojuvenil da zona rural e promovendo um diálogo importante com eles. 

Relacionados

Pular para o conteúdo