Projeto leva aulas de música a alunos de escolas públicas da cidade de Poções

O projeto é voltado para o uso da música no processo de aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos.
Por Leila Costa
Publicado em 27/05/2022

Friedrich Nietzsche já dizia, em outros tempos, que “sem música a vida seria um erro”. Pesquisadores apontam que a música beneficia e desenvolve as habilidades do cérebro humano no processo de aprendizagem, além de ajudar na concentração e desenvolver o raciocínio.

Em Poções, 35 alunos do Ensino Fundamental II da rede pública municipal estão participando de um projeto voltado para o uso da música no processo de aprendizagem e no desenvolvimento desses alunos. O Projeto Primavera trabalha a música a partir de duas frentes de atuação: coral e instrumentos. 

Para participar do projeto foram selecionados estudantes que tinham interesses pela música e também aptidão para os instrumentos disponíveis. Os alunos que participam das aulas de instrumentos também foram selecionados, a partir da idade mínima de 13 anos, por conta de ser instrumentos grandes de percussão e de sopro.

A estudante Simone Ferreira, integrante do grupo de 20 alunos que recebem aulas de instrumentos, conta que o projeto está ajudando em seu desenvolvimento pessoal, além de ser uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos. “Está participando do projeto me ajuda em todos aspectos físico, mental, nas atividades no dia a dia. Além de me tornar uma pessoa mais tranquila, a música contribui para minha formação, me ajudando a  trabalhar em grupo, ser paciente e ter raciocínio rápido”, diz.

Todas as aulas acontecem no salão da Filarmônica 26 de Julho. Os alunos da turma do coral, recebem aulas de canto coral e teoria musical, já os alunos de instrumentos, recebem aulas práticas de instrumentos de sopro e percussão, instrumentos disponíveis na Filarmónica, e ainda aulas teóricas de noção musical.

Em agosto de 2008 foi aprovada a Lei  Nº 11.769,  que determinou a obrigatoriedade da música no componente curricular do ensino básico. No entanto, essa ainda é uma realidade distante para muitos alunos.

Luciléia Sampaio, professora que leciona para turma do coral, lembra que a educação musical é marcada nos Referenciais Curriculares e acrescenta. “É um projeto que envolve pessoas, em especial alunos, que precisam ser oportunizados com uma educação de qualidade, que perpassa as paredes da sala de aula, trabalhando com a voz e as emoções, na construção positiva de si.”

A professora destaca ainda que o projeto colabora para o resgate histórico da Filarmônica na cidade, além de contribuir para a cultura do município com o desenvolvimento de novos artistas.

O Projeto Primavera é um projeto piloto, lançado em maio deste ano, em uma parceria entre Filarmônica 26 de Julho e a Secretaria Municipal de Educação. Ele é destinado aos alunos do Ensino Fundamental 2. Inicialmente, duas escolas foram contempladas com o projeto, a Escola Municipal Alexandre Porfírio é Luís Heraldo Duarte Curvelo.

De acordo Rubenilson Silva, coordenador pedagógico, a ideia é que o projeto seja expandido para todas as escolas do município. Para ele, a música é fundamental para a formação do ser humano e para o desenvolvimento dos alunos. “Há muitos e muitos tempos em que se discute a potencialidade da música no processo, tanto de ensino, com os fenômenos que ocorrem da transmissão e construção dos saberes e na construção dos conhecimentos da sala de aula, quando também das próprias potencialidades na aprendizagem”, afirma.

Foto de Capa: Arquivo Pessoal

Relacionados

Jovens de Poções são destaques no concurso Miss CNB 2024

4° edição do CERS na Praça homenageia a regionalidade poçoense 

Concurso Nacional Unificado acontece neste domingo 

Pular para o conteúdo