Na próxima sexta-feira, 05/07, a cidade de Poções recebe a Caravana de Educação dos Povos de Terreiros da Bahia. O evento acontecerá na Câmara Municipal de Vereadores e terá uma programação aberta para o público e voltada para os direitos das comunidades de terreiro.
A programação da Caravana terá início às 8h e vai até às 17h30 e conta com painéis informativos, almoço e momentos de intervenções culturais. Pela manhã, a programação conta com o painel “Povos de Terreiros e o Acesso aos Direitos”, com a participação da Defensoria Pública do Estado.
No segundo painel, será discutido “Os Impactos do Racismo na Educação, na Saúde, no Meio Ambiente e as Políticas Públicas para os Povos de Terreiro” e conta com a presença de expositores como a Iyalorixá, integrante do Grupo Baobá e produtora cultural, Iyá Suely Melo; da pesquisadora, educadora para as Relações Étnico-Raciais e suas interseccionalidades e assessora técnica na Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Taila Barbosa e do coordenador do Conselho Inter-Religioso da Bahia (CONIRB), Ogã Elias Conceição.
Ao meio-dia será servido o almoço para os participantes, em seguida, terá apresentações culturais. No período da tarde, o primeiro painel debate a “Intolerância e Racismo Religioso e Como Denunciar?”, com a participação do Centro de Referência Nelson Mandela/SEPROMI; do delegado da COERCID, Dr. Ricardo Amorim; do coordenador da Ronda OMNIRA /PM, o Major PM Silvio Rosário; da superintendência de Prevenção à Violência (SPREV) / SSP, Major PM Sidney Reis e será mediado pelo Coordenador Executivo de Políticas para Povos de Terreiro (SEPROMI), o Ogã Tiago Henrique.
Em seguida, será discutida a “Regularização Jurídica Para Os Terreiros” com a presença da assessora ecumênica e assessora jurídica para comunidades negras tradicionais do Koinonia, Dra. Camila Chagas. Além disso, as mesas serão mediadas e contam também a participação de nomes importantes para o movimento aqui de Poções, como Mãe Bibiu de Oyá, a professora Jocira Nascimento, o advogado Antonio Leandro Fagundes Sarno, Pollianna Prates e a professora Vandinha.
No final das atividades, os participantes irão curtir mais uma apresentação cultural da cidade de Poções. A Caravana de Educação dos Povos de Terreiros da Bahia é uma ação conjunta da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e da Defensoria Pública do Estado (DPE).
O projeto Caravana foi criado no ano de 2023 e já passou por várias cidades da Bahia como Cachoeira, Jequié, Vitória da Conquista e Porto Seguro e tem previsão de realização em todos os territórios e cidades baianas.
Foto de Capa: Reprodução