Duas atividades esportivas e solidárias serão realizadas neste mês de outubro, em Poções, com o objetivo de arrecadar fundos e alimentos para apoiar causas importantes. O 1º Pedal da Inclusão acontece no dia 20 de outubro, às 7h, na Praça da Juventude. Já o Futsal Solidário, será realizado no dia 26 de outubro, às 14h no Ginásio de Esportes.
O Pedal da Inclusão começa às 7h do próximo domingo, a programação conta com café da manhã, mesa de frutas e medalha para os primeiros 150 inscritos. Para participar é necessário fazer o pagamento da taxa de inscrição que custa R$30,00 reais e estar com equipamento de segurança, nesse caso com capacete, crianças pequenas precisam estar acompanhadas pelos pais. Além dessa regra, não há limite de idade para participar do Pedal, de acordo com a organização.
O Atleta amador no segmento do ciclismo, Mario César dos Santos, foi escolhido para auxiliar na organização do Pedal Solidário e destaca sua animação. “Fiquei muito feliz por ter sido convidado para auxiliar nessa ação, pois, ao mesmo tempo, estou ajudando e fazendo o que gosto, além de proporcionar essa mesma experiência para pessoas que também gostam de pedalar e ajudar.”
De acordo com a organização, a ideia do Pedal surgiu quando um grupo de pessoas fundou uma iniciativa para ajudar crianças com deficiência. “Eles receberam a doação de um terreno de um empresário da cidade e planejam construir um centro de equoterapia, uma terapia com cavalos voltada para o atendimento de crianças com deficiência,” relata Mario César.
Além disso, o ciclista Mario definiu um percurso que não seja difícil de realizar e ao mesmo tempo um passeio agradável para o público que irá participar do Pedal. Para ele essa ação tem um objetivo muito importante em promover uma ação em prol da acessibilidade.
Já no dia 26 de outubro, acontecerá o Futsal Solidário, às 14h, no Ginásio de Esportes. As inscrições podem ser realizadas até o dia 23 de outubro, as categorias estão divididas em infantil (sub-13 e sub-15), juvenil (sub-17 e sub-20) e adulto (25 a 39 anos e a partir de 40 anos). Para acessar o regulamento dos jogos, é necessário montar o time, verificar em qual categoria ele se enquadra e entrar em contato com a organização.
A estudante do curso de farmácia, Millena Meira é a idealizadora da iniciativa beneficente, para a estudante o intuito do projeto é dar visibilidade aos esportistas da cidade de Poções e também promover ações solidárias. “O projeto busca dar visibilidade às ações sociais, para que, no futuro, as pessoas se sintam inspiradas a realizar essas iniciativas, não apenas na arrecadação de alimentos, mas também talvez de roupas ou outras formas de ajuda para famílias que precisam.”
Aberto para todos os públicos, a atividade tem o objetivo a arrecadação de alimentos para doação, quem deseja prestigiar os jogos deve contribuir com um quilo de alimento não perecível. “O evento não tem taxa. Os jogadores também devem levar um quilo de alimento, ou seja, cada jogador precisará contribuir com um quilo de alimento. Mas não há taxa, é totalmente gratuito,” destaca a organizadora.
Desde pequena, a estudante cresceu acompanhando as ações sociais do seu avô, Agmar Brito, conhecido por realizar eventos esportivos solidários, e isso despertou sua vontade de organizar e promover ações do mesmo segmento, sempre visando a solidariedade. “O projeto é a realização de um sonho, quando eu era pequena, via muito meu avô ajudar as pessoas por meio do que ele fazia, que era o esporte. Eu quero que o Futebol Solidário se torne um incentivo, um estímulo para outras ações sociais e, quem sabe, para futuras edições do próprio evento. Para que as pessoas continuem vendo que elas podem ajudar.”
Millena Meira destaca ainda a sua intenção em expandir o projeto esportivo solidário, alcançando mais público e podendo ajudar mais pessoas. “O meu intuito é chegar na casa de cada um e plantar a sementinha do tipo: “Ah, eu posso ajudar, eu posso fazer alguma coisa”. Quando temos várias ações solidárias, várias ações sociais, abrangemos muitas pessoas, às vezes não só em Poções, mas, futuramente, em outros lugares também.”