As poçõenses Maria Luiza Sousa e Josy Ketlen Oliveira estão entre as concorrentes às coroas de misses, nas categorias teen e adulto, respectivamente, do concurso de beleza Miss Bahia CNB 2024. No ano passado, a cidade de Poções foi destaque com a coroação da adolescente Clarissa Heloanny na categoria teen.
Maria Luiza Sousa de 18 anos é a Miss Poções na categoria teen e Josy Ketlen de 20 anos, a Miss Poções na categoria adulto. Elas representam a cidade no concurso de beleza que ainda não tem data marcada para a final. Ao longo dos próximos meses eles passarão por uma série de provas até chegar à final.
Quem são as candidatas?
Josy Ketlen sempre foi encantada pelo mundo da moda, acompanha concursos, assiste a filmes, acompanha revistas, tendências, modelos e sempre teve o sonho de fazer parte desse universo. “Quando surgiu a oportunidade de participar, eu dei as caras e vou me esforçar muito para conseguir o título. Eu sou uma pessoa muito determinada, quando coloco uma coisa na cabeça, não tem quem me faça tirar. Eu acho que por isso eu me desafiei a entrar nesse concurso, porque, querendo ou não, é um desafio.”
A modelo conta que está sendo uma experiência nova, com muitos aprendizados e desafios que a tem motivado a disputa pela coroa. “Eu nunca participei de nada parecido, muito surreal, dá aquele friozinho na barriga, porque a vontade de chegar no grande dia é muito grande. Além disso, são muitas experiências novas e mudanças, tanto em relação ao pensamento quanto ao jeito de se vestir, se comportar, em relação a estudar, a gente fica mais focada, mais determinada.”
Maria Luiza Sousa quis participar do concurso como uma forma de superação. Ela conta que durante um certo período da sua vida não se considerava uma menina bonita, devido a experiências vividas e comentários, principalmente, a respeito do seu cabelo cacheado, o que a fez acreditar que o mundo da moda não tinha lugar para ela. “Oh, meu Deus, quem diria Maria Luiza sendo modelo, representando a cidade, indo tão longe em um concurso tão grande como o CNB. No ano passado, quando caiu a ficha, eu falei, meu Deus, eu estou tendo uma oportunidade e se eu correr atrás, vai dar tudo certo. Então, estou dando tudo de mim para que as coisas deem certo”.
Sonhadora e que pensa alto, participar do concurso também é, para Maria Luiza, a oportunidade de mudanças pessoais e conhecimentos adquiridos. “O concurso é voltado à beleza pelo bem, então vai além de um concurso que vê apenas a aparência física. É sobre a gente ajudar o próximo, sobre projetos sociais, sobre abraçar o outro”. Ela, que já tinha o desejo de ajudar o próximo, está vendo no concurso o caminho para isso. “Aflorou a minha personalidade e a minha vontade de ajudar as pessoas”, conta.
A preparação para as provas também tem sido momentos de desafios e superação para ambas. Superar a timidez para gravar vídeos, aparecer nas telas, nas redes falando com o público, preparação para passarelas e prova com discurso são algumas das atividades que fazem parte das rotinas das duas. “Hoje, por exemplo, eu gravei meu primeiro reels, meu primeiro conteúdo, então eu achei difícil, mas foi bom ao mesmo tempo,” conta Josy Ketlen. Para Maria Luiza, a rotina é parecida. “Também está sendo um pouquinho difícil, pois embora eu seja uma pessoa extrovertida, eu tenho um certo problema com as câmeras. É um processo que eu estou aprendendo a lidar, mas aos poucos a gente vai conseguindo”.
Tanto para Josy Ketlen quanto para Maria Luiza, o apoio da família é fundamental e tem dado forças para a permanência de ambas no concurso de beleza. “Meus pais ficaram meio receosos, porque eles não conheciam muito o CNB, principalmente o meu pai, foi um pouquinho difícil convencê-lo, mas depois que fui selecionada para ser a Miss Poções 2024, foi muita felicidade. Estão os dois muito orgulhosos e ansiosos para o grande dia,” explica Josy Ketlen.
“Minha família é minha base. Eles estão me apoiando em absolutamente tudo, minha mãe em especial, ela fica mais ansiosa que eu. Ela torce muito, não apenas por mim, mas por Josy também, porque é um sonho muito grande, é um sonho nosso, em conjunto, e eu acho que ter esse apoio nos motiva a darmos o melhor de nós,” relata Maria Luiza e acrescenta o quanto esse apoio as ajudam a se fortalecerem e se manterem motivadas, além de tornar a caminhada mais leve.
.
Além dos sonhos que compartilham em se tornarem misses em suas respectivas categorias, as modelos também partilham sonhos pós concurso. Josy Ketlen, tem como meta o sonho de ser miss, representar a cidade de Poções e o estado da Bahia, se profissionalizar na carreira de modelo, também diz que está estudando para ser policial federal. Já Maria Luiza, além dos sonhos de representar a Bahia no concurso nacional, quer cursar psicologia e está estudando para entrar em uma universidade.
O concurso Miss Bahia CNB 2024
O Concurso Miss Bahia CNB é o concurso que elegem as representantes da Bahia para o Miss Brasil Mundo, nas categorias Adulto e Teen. O concurso é focado na Beleza Pelo Bem, em que as candidatas são encorajadas a criar, apoiar ou incentivar projetos sociais ou ambientais, durante as provas que as levam até a final.
Aqui em Poções, quem ajuda na indicação das meninas para que a comissão do Miss Bahia CNB faça seleção e escolham as candidatas para ser a Miss Poções nas categorias teen e adulto, é o Mister Rafael Alves.
Como o concurso reúne jovens em torno de um ideal que é a beleza com propósito, durante as seletivas as participantes precisam levar a diversidade cultural do município que representa e todo conhecimento adquirido para as provas. Rafael Alves é a pessoa que ajuda as meninas nesse processo. Ele busca as parcerias, os patrocínios e apoio de pessoas que contribuem para que os sonhos das meninas se tornem reais. “Não se trata só da coroa. Não se trata só da faixa. Se trata das pessoas que elas irão se tornar e isso vai muito além da faixa e da coroa. Realmente é representar o município, representar o nosso estado. Um concurso de beleza e assim, requer muita dedicação delas,” diz Rafael.
Durante a participação das meninas no CNB 2024, a população pode acompanhar e ajudar pelas redes sociais do concurso. A maioria das provas, inclusive a prova de popularidade da participante, acontece lá e a população pode votar na candidata do município e ajudá-a vencer.
Além disso, as participantes também carecem de patrocínios para ajudá-las nas viagens, vestuários e tantos outros gastos. “Nós aqui por trás das câmeras, por trás de todo um processo de nove meses de preparação, é árduo, é complicado […] O patrocínio é necessário, porque sem isso a gente não consegue. O valor é muito alto para que essas meninas cheguem lá para representar o município. É importante que a sociedade ajude muito para que isso não morra por aqui, que vá adiante, porque, dependendo de mim, não morre”.