Podcast e reportagem do Coreto são finalistas na etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo

Por Raquel
Publicado em 27/08/2024

Duas reportagens produzidas pelo Site Coreto estão entre as finalistas da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2024.

O primeiro episódio do podcast Papeando, “Thieny na Feira? Livre!”, é finalista na categoria de reportagem em áudio.  Escrito e apresentado pela repórter Daniela Palmeira, o episódio narra a história de empreendedorismo da feirante e guarda municipal, Thieny Lemos. O texto se debruça sobre a trajetória de vida de Thieny, as lutas e as conquistas que alcançou graças a seu empreendimento. 

Para a jornalista Daniela Palmeira, ser finalista do prêmio é resultado de um trabalho jornalístico que se importa em falar das potências do município. “Construímos no Coreto um trabalho que, muito além de noticiar acontecimentos, traz visibilidade para as histórias de pessoas que fazem a nossa região ser a potência que é. Como jornalista, é uma alegria encontrar um terreno fértil para contar essas histórias, transformá-las em palavras e perceber a força que essa narrativa pode alcançar, ultrapassando fronteiras e sendo reconhecida”, afirma. 

Ouça o episódio completo clicando aqui!

A reportagem “Liderança Feminina: histórias de mulheres barrachocenses que são destaques em diferentes campos de atuação”, produzida pela estudante de jornalismo Emily Chaves, concorre na categoria “jornalista universitário”.

A reportagem produzida por meio do programa de bolsas de reportagem do veículo, conta a história de várias mulheres que exercem papel de liderança em áreas de atuação distintas, como na educação, comércio, advocacia e saúde. O foco é abordar as dificuldades que as mulheres enfrentam em posições de liderança, mas também suas potências e conquistas.

Emily Chaves, que já está finalizando o curso de jornalismo na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), destaca a emoção em contar essas histórias. “Ao escrever essa matéria pude perceber um importante potencial nas narrativas das entrevistadas e vendo o resultado dessa produção fico muito feliz em ter sido mediadora de histórias tão importantes para o meu município”. 

Leia a reportagem completa clicando aqui!

Para a diretora de jornalismo do Coreto, Leila Costa, estar entre os finalistas do prêmio, em duas categorias, mostra o quanto o trabalho desenvolvido pelo veículo é significativo. 

“Construímos o Coreto para contar histórias e sempre temos a preocupação de como contar essas histórias, qual narrativa usar, qual formato. O formato é algo que estamos sempre buscando inovar, justamente para que essas narrativas chegue a mais pessoas e estarmos finalistas de um prêmio relevante assim, é vermos o nosso trabalho sendo reconhecido”.

Daniela Palmeira, jornalista e repórter do Coreto. (Foto: arquivo pessoal)

Emily Chaves, estudante de jornalismo. (Foto: arquivo pessoal)

Relacionados

Site Coreto está entre os palestrantes do 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji

Foto de capa equipe do site coreto

2 anos de Site Coreto: construindo jornalismo local e independente no interior da Bahia

site coreto

1 ano do Site Coreto: jornalismo hiperlocal em Poções e Região

Pular para o conteúdo