Estudos mostram que a prática esportiva pode contribuir para melhorar diversos aspectos da vida humana. Praticar alguma atividade esportiva pode reduzir o estresse, ajudar na concentração e contribuir para a qualidade de vida.
O esporte é também um aliado fundamental para o aprendizado. Segundo uma pesquisa feita pelas Universidades de Radboud, na Holanda, e de Edimburgo, na Grã-Bretanha, a prática de exercícios físicos ajudam a reter o conhecimento. O esporte pode ainda trazer benefícios para a socialização e formação de jovens e adolescentes.
Em Poções, o projeto “Esporte Por Toda Parte” busca promover a prática esportiva para crianças e adolescentes de escolas públicas da cidade. O projeto que começou as atividades nesta segunda-feira, 18 de julho, oferece aulas de karatê, futsal e basquete. As aulas acontecem na Quadra Crésio Rolim (Quadra da Urbis), situada na Rua Agenor Marinho, Urbis, ao lado da Escola Municipal Wolnéa Macêdo.
O projeto busca atender 300 estudantes da cidade. Para participar de qualquer uma das modalidades esportivas oferecidas, a criança ou adolescente deve ter idade entre 7 até 18 anos incompletos, estar matriculado na escola e frequentando as aulas. Os alunos farão as atividades esportivas no turno oposto ao matriculado na escola.
As aulas de Basquete acontecem no turno matutino com o instrutor João Pedro. Já as aulas de Karatê acontecem na segunda-feira e na sexta-feira, com o instrutor Ênio. As aulas de futsal acontecem na segunda-feira, na terça-feira e na sexta -feira com a instrutora Gaby Silva.
As inscrições e aulas são gratuitas. Para participar das atividades, a criança ou adolescente deve comparecer à Quadra Crésio Rolim, das 8 às 11 horas, com CPF, acompanhado de um responsável e fazer a inscrição na modalidade que deseja participar.
Para o coordenador no projeto, Venâncio Belarmino, o objetivo principal da inserção do esporte na vida desses alunos é “diminuir a ociosidade das crianças, tirá-las das ruas e promover a prática esportiva para elas”.
Gaby Silva, instrutora nas aulas de futsal, acredita que o projeto é importante para trazer recreação e lazer para as crianças, além de contribuir para a transformação da vida dos alunos.
“Ao colocar o esporte como uma base de formação humana, de promoção de saúde e de construção de valores éticos e morais estamos contribuindo para transformar nossos alunos em pessoas melhores, dedicadas, determinadas, que sabem ser responsáveis, aprendendo a ter melhor tomada de decisão, podendo assim, ficar longe do mundo das drogas”, diz Gaby.
O projeto “Esporte Por Toda Parte” é uma parceria do Governo do Estado, por meio da SUDESB (da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia), e da Coordenação de Esportes do Município. O projeto, por meio dos critérios disponíveis em edital, também beneficiou outras nove cidades da região sudoeste, entre elas, Mirante, Tremedal, Caetanos e Vitória da Conquista. Em toda a Bahia, o projeto beneficiou 83 cidades de 25 territórios.