Vídeo de manifestação feita por funcionários públicos em Poções é descontextualizado

Por Avoador e COAR Notícias
Publicado em 03/09/2024

Desde o dia 21 de agosto, circula pelo aplicativo Instagram, especialmente entre os moradores da cidade de Poções, no interior da Bahia, um vídeo onde agentes de endemias e de saúde do município protestam contra a atual prefeita, Nilda Magalhães. O vídeo em questão foi publicado pelo perfil Rede Influencer (@rede.influencer_) e mostra os funcionários caminhando pelas ruas e segurando faixas reivindicando reajustes salariais.

Em dúvida sobre a veracidade desse material, um seguidor do site Avoador pediu a verificação do conteúdo. No contexto das eleições municipais, o surgimento de informações falsas são cada vez mais frequentes. Confira a seguir o trabalho da editoria.

O material é DESCONTEXTUALIZADO. O Avoador juntamente com a COAR Notícias realizou uma busca reversa pelo Google Lens através de uma captura de tela do vídeo e identificou que na verdade a manifestação ocorreu em abril de 2023, e não em agosto deste ano.

A nossa equipe também teve acesso a mais dois outros video publicados no Facebook: no primeiro, três pessoas afirmam fazer parte da Associação de Agentes Comunitários de Saúde, confirmam a descontextualização feita pela página Rede Influencer e afirmam que a manifestação ocorrida foi pacífica e que todas as demandas solicitadas foram atendidas pela prefeitura municipal. No segundo, pessoas prestam apoio à prefeita Nilda Magalhães e também declaram que as informações foram retiradas de contexto. Na legenda da postagem indica que são agentes de endemias. Fomos verificar se as pessoas presentes nos respectivos vídeos realmente trabalham como agentes.

Entramos em contato com o coordenador dos agentes de endemias de Poções, Adriano Braga, para esclarecer as devidas informações e confirmamos que a manifestação realmente aconteceu em 27 de abril e não houve nenhuma semelhante ainda este ano. Pedimos a identificação das pessoas presentes no segundo vídeo e eles trabalham de fato como agentes.

Conversamos também com a presidenta da Associação de Agentes Comunitários do município e ela confirma que o ocorrido foi no ano passado. Até o momento o Avoador e a COAR Notícias aguardam o reconhecimento das pessoas presentes no primeiro vídeo.

Checagem realizada em parceira entre Avoador e COAR Notícias e republicada pelo Site Coreto.
Revisada por Marta Alencar

Relacionados

Pular para o conteúdo