Segunda noite do Festival de Inverno Bahia é marcada por shows memoráveis e manifestações políticas

Por Leila Costa e Daniela Palmeira
Publicado em 28/08/2022
show Maria Bethânia no FIB
Crédito: Ingrid Martins

Na segunda noite do Festival de Inverno Bahia (FIB) o público pode se deliciar com shows memoráveis de artistas da música brasileira. Maria Bethânia, João Gomes, Os Paralamas do Sucesso e Harmonia do Samba foram responsáveis pelo Palco Principal. A noite também foi marcada por gritos e manifestações políticas.

A primeira atração a subir ao palco foi a cantora baiana, Maria Bethânia. Dona de grandes sucessos, levou para o palco interpretações que emocionaram e fizeram a plateia cantar junto. Cheia de energia, Bethânia fez toda a apresentação descalça, hipnotizando o público com a sensibilidade dos seus gestos, expressões e trejeitos tão característicos. Assim, com muita poesia, por meio de canções autorais e outros sucessos da música popular brasileira, a cantora abriu a segunda noite do FIB.

O segundo show ficou por conta da banda de rock fluminense, Os Paralamas do Sucesso. A banda tocou e cantou grandes sucessos do seu repertório, como Lanternas dos Afogados e Aonde Quer que Eu Vá. O vocalista Herbert Vianna não deixou o público ficar parado, com marcantes solos de guitarra e contando um pouco sobre as músicas da banda, convidou todos a soltarem a voz e a imaginação.

Em seguida, o cantor João Gomes subiu ao palco do FIB pela primeira vez e levou para os espectadores sucessos do piseiro nordestino.

Para fechar a noite, foi a vez do pagode baiano com a banda Harmonia do Samba. Xandy e banda colocaram o público para dançar, apresentou os novos sucessos da banda e ainda dividiu o palco com João Gomes, para a alegria dos presentes.

Já no palco Vila da Música, o som ficou por conta do Trio Forró + Eu, da banda de forró Estakazero, Dielle Anjos e Rony Barbosa. 

No palco Arena Eletro Rock, as pessoas que curtem um som alternativo, dançam e cantam ao som de Flash 80, Eulá e também dos DJ ‘s Ravelly, Victor Patez e Matheus Trindade. 

A noite também foi marcada por momentos de manifestações políticas. Durante a apresentação da cantora Maria Bethânia, que cantava a música Cálice, composição de Chico Buarque, a plateia entoou gritos “de fora Bolsonaro”. O presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve na cidade de Vitória da Conquista neste sábado, 27, onde fez passeatas e discurso para apoiadores.

Ainda durante a apresentação de Maria Bethânia o público também se manifestou em apoio ao candidato a presidente pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva. As manifestações tiveram apoio da cantora e dos músicos da sua banda.

O poçoense Alan Conceição foi para o Festival a fim de assistir aos shows de Maria Bethânia e dos Paralamas do Sucesso e teve uma experiência além das suas expectativas, “o show foi muito emocionante”, relata. Para Alan, os outros palcos são uma forma de deixar o evento mais completo, pois é possível curtir outros tipos de músicas. 

No entanto, Alan destaca também que apesar dos ótimos shows, a média de preço dos alimentos e bebidas dentro do festival estavam muito altos. Produtos como garrafas de água, pasteis e espetinhos, comumente vendidos em diferentes eventos por preços, de certa forma, acessíveis, no FIB essa realidade foi muito diferente. 

Neste domingo, 28, última noite de festa, o Palco Principal receberá as apresentações de Iza, Alok, Zé Neto e Cristiano e Trio da Huana. No palco Vila da Música as atrações são Bethânia Guimarães, Lincoln e Chega Mais, haverá ainda um tributo em homenagem à cantora Marília Medonça. Na Arena Eletro Rock a música fica por conta de Tombstone, Lucas Gerbazi, DJ David e Gil e DJ Falektor.

Confira algumas imagens da segunda noite do FIB:

Crédito das imagens: Ingrid Martins

Relacionados

Mostra Cine Coreto promove acesso ao cinema em escolas rurais de Poções

Formação sobre Programa Nacional Aldir Blanc acontece nesta sexta-feira

3° edição do Puta Show promove diversidade na praça da juventude 

Pular para o conteúdo