II Feira da Economia Solidária de Poções começa nesta sexta-feira

Por Leila Costa
Publicado em 01/09/2022

Nesta sexta e sábado, 02 e 03 de setembro, acontece a segunda edição da Feira de Economia Solidária de Poções. O evento será realizado na Praça da Juventude a partir das 18 horas, na sexta-feira, e das 16 horas no sábado. A feira reunirá artesãos e artistas poçoenses para exposição e comercialização de seus produtos.  

Nesta segunda edição da feira, os participantes e expositores irão prestigiar a  apresentação da Orquestra Neojibá, de Vitória da Conquista. A orquestra é responsável pela abertura do projeto na sexta-feira, com uma Camerata. 

A programação da feira contará ainda com apresentações de grupos de capoeira, e de ternos de reis da cidade. Já os shows ficarão por conta de Bruninha, de Vagner Vieira, e do grupo UnderLab. 

A feira tem como objetivo a promoção e valorização do artesanato, a culinária e a cultura popular da região. Para a coordenadora do grupo de artesanato Interarte (Grupo de artesãos e artistas poçoense), Nilma Matos, a feira é uma oportunidade de revelar artistas e também criar uma independência financeira para os artesãos. “Esperamos um número grande de visitantes e descobertas de novos artesãos. O município vem se destacando dia a dia com exposições mensais de artesanato, isso aquece a economia do município”, conta.

Durante o evento serão entregues barracas para os artesãos e produtores da cidade.  “O artesão tem uma necessidade muito grande de barracas, então com apoio e também o recurso que pode estar vindo para o artesanato, em barracas, isso vai alavancar mais ainda a exposição do artesanato no município”, diz Nilma Matos.

A artesã Sirlene Azevedo vai expor seus artesanatos pela segunda vez. Ela que esteve presente na primeira edição da Feira de Economia Solidária, vê no projeto uma oportunidade para divulgação dos artesãos do município. “Estou com uma grande expectativa para essa segunda edição da feira, para que o nosso grupo possa crescer as vendas”

Para Sirlene Azevedo, os artesãos do município precisam de visibilidade e divulgação do trabalho e a feira é uma oportunidade para isto. “Acredito muito que a melhoria que o nosso grupo precisa para aumentar as vendas vem do reconhecimento, que é possível com a divulgação do nosso trabalho, pois se mais pessoas ficam sabendo que a gente faz aquela arte, acredito que ela não precisa sair daqui de Poções para procurar um pano de prato pintado, um arranjo de flores, um quadro, bonecas de pano, sabonetes e perfumes ou artes em pneus pois aqui temos”, expõe. 

Nilma Matos vai expor as velas e sabonete artesanais que fabrica. Já Sirlene Azevedo estará com exposição de panos de pratos com pinturas artesanais, arranjos de flores em E.V.A e outros produtos. Além delas, outros artesãos e artesãs da cidade estarão exibindo seus produtos na feira.

 O projeto da feira solidária é  uma iniciativa da vereadora Larissa Laranjeira com o apoio da Coordenação de Cultura, Secretaria de Educação e Prefeitura Municipal.

Foto de capa: reprodução da internet

Relacionados

Jovens de Poções são destaques no concurso Miss CNB 2024

Mostra Cine Coreto promove acesso ao cinema em escolas rurais de Poções

4° edição do CERS na Praça homenageia a regionalidade poçoense 

Pular para o conteúdo