A Biblioteca de Extensão (BIBEX) chegou, na última quinta-feira (11/04), a Poções, com acesso a livros para pessoas de todas as idades. O projeto da biblioteca itinerante é voltado principalmente para o público das escolas, mas toda a população pode aproveitar e conhecer o acervo que permanecerá na cidade até hoje (12/04). Visando promover o acesso à leitura e estimular o hábito literário, a biblioteca móvel está reunindo crianças, jovens e adultos na Praça da Juventude, localizada no centro da cidade.
A unidade da biblioteca é integrada ao Sistema de Bibliotecas Públicas da Fundação Pedro Calmon e tem como principal objetivo o incentivo à leitura e à escrita desde a infância. Segundo a coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, Nívia Lima, ontem o projeto recebeu a visita de cerca de 600 alunos de escolas municipais de Poções nos períodos da manhã e da tarde. Hoje, espera-se a visita de mais estudantes.
Além dos estudantes convidados a participar, a biblioteca itinerante está atraindo também a população em geral que se interessa pela literatura e quer acompanhar o evento mais de perto. Nívia Lima, afirma que por mais que o convite tenha sido feito às escolas, qualquer pessoa que tenha interesse pode entrar para conhecer a unidade da biblioteca. As atividades da BIBEX tiveram início em 1968, por meio da Lei nº 2.463, de 13 de setembro de 1967, com uma estrutura menor e com circulação limitada a Salvador. A Biblioteca de Extensão já está ativa há mais de 50 anos e agora conta com uma estrutura de dois micro-ônibus que podem levar o acervo para todas as cidades do estado da Bahia. A presença da biblioteca no município faz parte das ações do projeto de cidadania, da secretaria de educação.
Imagem de Freepik