Poções | Iniciativas recolhem doações para o Rio Grande do Sul

Por Daniela Palmeira
Publicado em 22/05/2024

Desde o dia 1º de maio o governo do Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública, em vista das fortes chuvas que assolaram o estado e causaram inúmeras catástrofes. De acordo com o boletim sobre o balanço das enchentes divulgado nesta segunda-feira pela Defesa Civil, 463 municípios do estado foram afetados pelas chuvas, mais de 76 mil pessoas estão sobrevivendo em abrigos, e mais de 581 mil pessoas estão desalojadas. Até o momento, a Defesa Civil registrou 157 óbitos.

Diante desse cenário, o país tem se unido para arrecadar doações a fim de ajudar os moradores do Rio Grande do Sul que nesse momento se encontram em situação de vulnerabilidade social. Em Poções, é possível encontrar pessoas e comércios que se solidarizaram com a causa e deram início a ações de arrecadação, como é o caso da esteticista Ana Santana que começou uma campanha de doações em seu estabelecimento. Ela conta que “a organização da campanha nasceu no meu coração, porque foi um meio que vi de fazer algo por aqueles irmãos”.

A ação organizada por Ana Santana tem como principal objetivo a arrecadação de alimentos, e acontecerá até o dia 31 de maio. Para as pessoas que, durante esse período, consumirem algum de seus serviços e fizer qualquer doação, a esteticista oferecerá gratuitamente outro serviço ao cliente. O salão de beleza de Ana Santana está localizado na Rua 26 de junho, no Centro. Ao final da campanha as doações serão enviadas em conjunto com a Igreja Internacional da Graça de Deus, da qual Ana Santana faz parte.

Ana Santana, esteticista

Outra iniciativa de arrecadação é a campanha de doações promovida pela fábrica de palmilhas Espugum, empresa originalmente paulista, mas que tem uma filial aqui em Poções e está localizada no endereço CMXC+R4 loteamento Águas do Sertão, Poções-BA. Alessandro Gonzaga é funcionário da empresa e explica que a campanha está acontecendo desde o início de maio, recebendo diversos tipos de donativos. “As arrecadações acontecem de várias formas, quem se disponibiliza a ajudar pode levar sua doação até a empresa, ou entrar em contato que eles [empresa] vão buscar, e também alguns funcionários estão saindo nos bairros pedindo contribuição em comércios, vizinhos, familiares, enfim.”

As arrecadações são enviadas para o Rio Grande do Sul através dos próprios caminhões da empresa que normalmente já realizam esse trajeto. Alessandro Gonzaga conta que boa parte daquilo que foi arrecadado já foi enviado, contudo, a campanha segue ativa enquanto houver doações a serem entregues. “A população pode contribuir com alimentos não perecíveis, roupas de cama, mesa e banho, roupas e calçados, fraldas descartáveis, rações para pets, itens de higiene e água potável”, conclui.

Os Correios de Poções, assim como em todo o país, também estão recebendo doações. Para contribuir basta se dirigir a uma agência e levar a doação embalada em sacola ou caixa. As doações destinadas aos Correios estão concentradas em itens como: água mineral, itens de cesta básica, rações para pets, fraldas (geriátrica e infantil), material de limpeza e produtos de higiene pessoal. O recebimento de vestuários está temporariamente suspenso, em vista da grande quantidade já arrecadada e a fim de dar espaço para itens de maior prioridade no momento.

As doações podem ser levadas até a sede dos Correios, localizados na Avenida Cônego Pithon, Sn, Centro, das  8h às 12h e das 13:30 às 16h.

Foto de capa: Freepik

Relacionados

Jovens de Poções são destaques no concurso Miss CNB 2024

Candidatos a prefeitura de Poções apresentam projeto cultural destinado a cidade no Ceará

Vídeo de manifestação feita por funcionários públicos em Poções é descontextualizado

Pular para o conteúdo